Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pró-reitores do IFG participam da Semana de Planejamento do Câmpus Formosa
Diálogo

Pró-reitores do IFG participam da Semana de Planejamento do Câmpus Formosa

Publicado: Sábado, 26 de Março de 2022, 08h45 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 16h06

Servidores da Reitoria apresentaram a proposta de trabalho nas áreas de Desenvolvimento Institucional, Recursos Humanos, Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

Na manhã de ontem, 24 de março, a equipe de professores e técnicos do Câmpus Formosa participou de uma reunião virtual pelo Google Meet com os pró-reitores de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH), Extensão (Proex), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Ensino (Proen) do Instituto Federal de Goiás (IFG), na Semana de Planejamento do Câmpus.

A pró-reitora de Extensão, Sandra Abadia Ferreira, explicou a atuação do Recursos Humanos do IFG e a composição da equipe. Segundo ela, a pandemia afetou a saúde das pessoas, interferindo no quadro de pessoal. “Hoje estamos com uma equipe, principalmente no período pandêmico, com muitos servidores adoecidos”, relatou. Com servidores afastados, a comunidade percebe ainda mais a falta de alguns serviços. “Desde 2016 estamos sem ampliação da força de trabalho”, declarou. Entretanto, ela reconheceu que há proposta de novo concurso público: “Estamos planejando novo concurso, mas, devido ao ano eleitoral, temos que aguardar”.

Sobre as remoções de servidores, Sandra esclareceu que o IFG deve seguir a Resolução do Conselho Superior (Consup) nº 25/2017 e a Lei 8.112/90 e que, por isso, não é possível realizar algumas ações, mas que em breve serão definidos e publicados os critérios para as poucas vagas que irão surgir. “Solicitamos a todas as unidades que fizessem o levantamento, e os Câmpus devolveram as demandas. Teremos reunião para estabelecer os critérios para atuar com a maior transparência possível. Acredito que até meados de abril já saibamos onde estarão estas vagas”, explicou.

Extensão

O pró-reitor de Extensão, professor Willian Batista dos Santos, justificou como foi construído o planejamento da ProEx para 2022. De acordo com ele, o planejamento foi elaborado em conjunto com as demais pró-reitorias e câmaras do IFG, para que as ações fossem conectadas, e levando em consideração os documentos institucionais. “Esse planejamento resgata todo este arcabouço de objetivos e metas que existe em nossa instituição, que foram criados coletivamente para subsidiar o nosso planejamento”, justificou. “As pró-reitorias estão muito conectadas. Nós estamos muito preocupados em desenvolver uma ação conjunta, coletiva, resguardando a individualidade de cada setor. Queremos estreitar cada vez mais os diálogos nos próximos anos”, finalizou Willian.

Está nos planos da Pró-Reitoria de Extensão para a assistência estudantil deste ano auxiliar o fortalecimento dos movimentos estudantis, realizar a atualização da Política de Assistência Estudantil, aprovar a Política Institucional de Alimentação e Nutrição, construir os planos locais de extensão, implantar núcleos de incubadores, dentre outros.

Pesquisa e Pós-Graduação

A pró-reitora da PROPPG, professora Thaís Amaral, do Câmpus Formosa, revelou que, dentre os planos da Pró-Reitoria, estão a busca por fomentos externos para pesquisas; a consolidação e implementação do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação; a discussão da carga horária de professores envolvidos na pós-graduação e a realização de eventos de formação e divulgação científica.

Em razão dos cortes no orçamento, algumas ações de pós-graduação deixarão de acontecer ou serão condicionadas a orçamento externo. “Não haverá mais bolsas para a pós-graduação sendo implementadas este ano”, declarou Thaís. A pró-reitora informou que o Programa Institucional de Qualificação (PIQ-Aluno) manterá as bolsas concedidas no ano passado, mas que este ano não haverá novas; e que o Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAPG) será mantido.

A nova proposta de curso de pós-graduação lato sensu do Câmpus Formosa, a ser iniciada ainda este ano, Tecnologia e Educação para o Cerrado, é bem vista pela pró-reitora, que vê grande potencialidade do Câmpus na oferta de especializações e mestrados. “Formosa é um câmpus que tem um potencial muito grande para que a gente consiga implementar um programa de pós-graduação stricto sensu, o mestrado”, afirmou. “Acho que os dois programas de lato sensu têm potencial para evoluir para um programa de mestrado.

Ensino

A constituição da Pró-Reitoria de Ensino foi abordada na fala da professora Maria Valeska Lopes Viana e também questões pontuais, como o retorno ao ensino presencial e as diretrizes e orientações do Programa de Recuperação das Aprendizagens. Sobre o retorno,  Maria Valeska disse que “o professor que estiver amparado pela Instrução Normativa 90 manterá suas atividades docentes no Ensino Remoto”.

Com a previsão do retorno presencial, haverá uma ação conjunta dos professores para recuperar os alunos com dificuldades de aprendizagens. O documento com as diretrizes e orientações será finalizado e socializado. “O Programa será apresentado aos chefes de Departamento para que a gente possa pensar nas etapas de operacionalização”, explicou a pró-reitora.

Os pró-reitores voltarão a diologar com os câmpus em breve. Dia 8 de abril está previsto um encontro com a PROPPG e 19 de abril, com a Proex, no Câmpus.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa