Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ansiedade e expectativa positiva acompanham retorno das aulas no Câmpus Formosa
Início do conteúdo da página
Atividades Presenciais

Ansiedade e expectativa positiva acompanham retorno das aulas no Câmpus Formosa

Publicado: Segunda, 28 de Março de 2022, 21h55 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 16h17

Estudantes têm aulas em laboratórios e salas de aulas e fazem atividades ao ar livre no primeiro dia do retorno presencial

Professor Oberdan explica Protocolo de Biossegurança para o curso de Saneamento
Professor Oberdan explica Protocolo de Biossegurança para o curso de Saneamento

“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais”, o trecho da canção “Anunciação”, do pernambucano Alceu Valença, ecoou no pátio do Câmpus nesta manhã, anunciando a chegada dos estudantes ao Instituto Federal de Goiás (IFG). Muita ansiedade e sorrisos em meio ao encontro e reencontro de novatos e veteranos, alunos e servidores, nesta data que marca o reinício das aulas presenciais no Câmpus Formosa do IFG. Após dois anos em Ensino Remoto Emergencial (ERE), o IFG retorna seguindo os cuidados contra a Covid-19.

As atividades tiveram início às 8h30, com os alunos e alunas dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Biotecnologia e Saneamento e do curso de graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas sendo recebidos separadamente em suas respectivas salas de aula, adaptadas para o retorno gradual.

 

Emoção

A chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), professora Karen Cristina Costa do Nascimento, declarou estar muito contente com o retorno. “Este dia é um momento muito importante. Há dois anos a gente está sem os meninos presencialmente no Câmpus. É muito empolgante para todos nó este momentos. Alguns professores apresentaram taquicardia, ansiedade e até choraram de emoção; outros não dormiram de madrugada. O retorno está sendo feito com muito amor, carinho e proteção”, afirmou.

Docentes se reúnem na sala dos professores

Docentes se reúnem na sala dos professores

 

Voltar a ter contato presencial com o alunado emocionou os docentes, que tiveram reações surpreendentes, a exemplo do professor de Física, Daniel Ordine. “Tive insônia mesmo. Devo ter dormido uma hora, uma hora e meia esta noite, porque é muito estranho, depois de dois anos, tudo remoto e a gente sabendo que estava ruim, de repente vir a chance para tentar fazer as coisas um pouco melhor para os estudantes, pois sabemos que nós temos alunos que vieram para o IFG com bastante dificuldade na aprendizagem durante o ensino remoto”, justificou Daniel.Professores dialogam com o segundo ano de Saneamento no Laboratório

Aula no gramado com o professor Daniel Ordine

 

Professores apresentaram as dependências do Câmpus para os secundaristas que ainda não conheciam o IFG, visitando a biblioteca, laboratórios e outros espaços. "Mostramos os setores principais, explicamos o funcionamento de algumas coisas e, principalmente, no que o IFG difere das outras escolas, a questão dos projetos de pesquisa, ensino”, ressaltou. “Tentamos fazer com que o aluno se sentisse à vontade”, concluiu o professor Daniel.

Professores dialogam com o segundo ano de Saneamento no Laboratório

Professores dialogam com o segundo ano de Saneamento no Laboratório

 

Encontro

Os alunos novatos e veteranos tiveram a oportunidade de se conhecer ou se reencontrar, trocando informações. A aluna do segundo ano do curso de Biotecnologia, Ana Flávia Araújo Silva, deseja estreitar os laços com os membros da comunidade acadêmica: “Este ano quero conhecer os professores, aprender bastante com eles, eu sei que eles são ótimos, e conhecer mais os colegas, ter mais amizades”, declarou.Estudantes aguardam o início da aula no pátio do Câmpus

Estudantes aguardam o início da aula no pátio do Câmpus

 

A expectativa para o retorno presencial é alta entre os alunos. O estudante do terceiro ano de Saneamento, Juliano José Machado dos Santos, do município de Cabeceiras de Goiás, teve um mês de aula presencial antes da pandemia afetar o andamento do ensino tradicional. Ele relatou a felicidade sentida com o retorno: “Estou muito feliz em estar de volta, pois o ensino remoto foi bem complicado para todo mundo e é uma sensação indescritível. Do portão para cá dá até um arrepio”. “Senti muita falta de tudo, pois aqui no IF a experiência é bem diferente do ensino médio normal, e da interação com os professores. Acho que este ano vai ser incrível, porque, tanto a gente quanto os professores, viemos com muita expectativa”, completou, Juliano.

Karina Rocha da Silva, caloura de Saneamento, era aluna da Escola Agrícola de Formosa e por ter “ouvido falar muito bem do IFG”, quis muito estudar no Câmpus Formosa. “Quando cheguei aqui tive a sensação de estar numa faculdade; tudo muito bonito, muito limpo, muito organizado”. “Minha expectativa é tirar boas notas, fazer boas amizades e me enturmar para experiências melhores”, declarou.

O terceiro ano de Biotecnologia realizou nesta tarde uma atividade de apadrinhamento com os calouros no pátio, momento em que eles se apresentaram em um círculo e relataram seus interesses. Veterano do terceiro ano de Biotecnologia e presidente do Grêmio Estudantil do Câmpus, Arthur Wentz e Silva, relatou estar muito feliz e realizado ao estar de volta. “Além da presencialidade do ensino, o que mais senti falta foi das relações humanas, com os colegas, professores e, principalmente, do sentimento de pertencimento à Instituição. No presencial a gente se sente parte do IFG/Câmpus Formosa”, afirmou o presidente do Grêmio.

 

Graduação

TADS assiste à aula no Laboratório de Informática

TADS assiste à aula no Laboratório de Informática

 

Hoje também foi dia do retorno dos cursos de graduação. De manhã, os alunos de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) se reencontraram, alguns, para iniciar os estudos, e outros para concluir. O estudante do 7º período, Arthur José Fernandes, disse que o presencial amplia o tempo de aula e permite uma maior agregação de conhecimento. “Com o presencial de volta a gente consegue ter aulas em que o professor pode explicar mais, dar mais conteúdo e ter esta dinâmica mais rápida e eficiente com o aluno, ao conversar com ele. Espero aprender mais profundamente aquilo que o professor quer ensinar”, justificou Arthur.

À tarde foram realizadas bancas avaliadoras de Trabalhos de Conclusão de Curso. A concluinte Raphaela Orlando abriu os trabalhos, fazendo a primeira defesa do curso de Biologia no retorno presencial. Os TCCs estavam sendo apresentados a distância, durante o período de aulas remotas, pelo Google Meet.

 

Programação

Além de aulas normais, algumas atividades serão realizadas pontualmente com os cursos e turmas. Hoje e amanhã a CAPD, Gepex, Corae e Biblioteca farão a apresentação dos seus setores em formato de circuito, às turmas de Licenciatura em Ciências Biológicas, Licenciatura em Ciências Sociais e Engenharia Civil.

Amanhã, das 12h às 14 horas, os secundaristas e alunos de TADS terão apresentação musical dos professores Rosa Barros, Erick Castanho e Daniel Ordine, no intervalo do almoço; e os estudantes do ensino superior do período noturno no dia 31 de março, das 19h às 19h30.

 

Veja fotos no álbum Retorno ao Ensino Presencial, na página Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa, no Facebook.

Assista à videorreportagem Retorno das Aulas Presenciais no Câmpus Formosa, em nosso canal IFG-Câmpus Formosa, no YouTube.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página