Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG realiza inscrições até dia 30 para bolsas de mestrado e doutorado ofertadas pela FAPEG
PÓS-GRADUAÇÃO

Publicado: Terça, 29 de Março de 2022, 09h33 | Última atualização em Sexta, 20 de Maio de 2022, 16h17

Para concorrer às bolsas, é necessário que o candidato esteja afastado do trabalho

Bolsas Fapeg 2022

Estão abertas as inscrições para candidatos de pós-graduação Stricto Sensu do IFG para concorrem às bolsas de mestrado e doutorado ofertadas pela FAPEG. O edital nº 08/2022 – Proppg (o edital possui uma retificação no cronograma) contempla os programas de pós-graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM), do Câmpus Jataí (níveis de Mestrado e Doutorado), em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) do Câmpus Goiânia (Mestrado Profissional) e em Educação (PPGE) do Câmpus Goiânia. As inscrições podem ser feitas até amanhã.

São ofertadas quatro bolsas, sendo uma bolsa de doutorado e três de mestrado, preferencialmente para estudantes ingressantes no 1º semestre letivo de 2022 e, excepcionalmente, para ingressantes no 2º semestre de 2021. No edital consta a distribuição das bolsas por programa de pós-graduação. As bolsas da FAPEG possuem o valor de R$ 1.500,00 mensais para mestrado, com prazo máximo de concessão de 24 meses; e R$ 2.200,00 para doutorado, com prazo máximo de concessão de 48 meses.

Para concorrer, os candidatos precisam comprovar estar regularmente matriculado em pós-graduação, nível mestrado ou doutorado do Instituto Federal de Goiás; comprovar ingresso no programa de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, em 2022/1 e/ou, excepcionalmente, em 2021/2; ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil. Segundo o edital, no caso de visto temporário, a data do vencimento deverá ser posterior à data do final da vigência da bolsa; apresentar dedicação integral às atividades do programa de pós-graduação; quando possuir vínculo laboral, público ou privado, estar afastado ou licenciado das atividades profissionais sem o recebimento de qualquer forma de remuneração ou salário; não ser empresário individual e não participar da administração de pessoa jurídica de direito privado; não acumular as Bolsas do IFG com outras da FAPEG, ou de quaisquer agências nacionais ou estrangeiras de fomento ao ensino e à pesquisa, ou congêneres; não ter recebido bolsa do IFG, CNPq, da CAPES, da FAPEG ou de qualquer outra agência nacional ou estrangeira para a mesma modalidade (mestrado ou doutorado).

Além disso, o candidato não pode ter qualquer vínculo ou relação de trabalho com o IFG; ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes/CNPq, estar cadastrado na Plataforma OPP-FAPEG: http://www.fapeg.go.gov.br/oppfapeg/#/public/login e manter desempenho acadêmico sem reprovações, com média geral das notas das disciplinas cursadas igual ou superior a 7, o que deve ser demonstrado nos relatórios semestrais, sendo que reprovação ou média geral inferior a esse limite acarretará no cancelamento da Bolsa.

Todos os documentos e a forma de inscrição estão disponíveis no edital. Acesse todos os documentos na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, em Editais em andamento: https://www.ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/29112-edital-08-22

Acesse o edital FAPEG.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria