Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > "Tenho certeza de que todos nós evoluímos muito, mudamos nossa forma de pensar e de ver o mundo"
Início do conteúdo da página
Colação de Grau 2021/2

"Tenho certeza de que todos nós evoluímos muito, mudamos nossa forma de pensar e de ver o mundo"

Publicado: Segunda, 04 de Julho de 2022, 19h50 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h01

A declaração foi feita na última sexta-feira, 1º de julho, pela oradora das turmas formandas da Colação de Grau Simbólica 2021/2, Edileusa Araújo

Turma de formandos 2021/2 e membros da Mesa Diretiva
Turma de formandos 2021/2 e membros da Mesa Diretiva

Dezesseis novos profissionais formados no Instituto Federal de Goiás (IFG) já estão prontos para o mercado de trabalho. Na última sexta-feira, 1º de julho, o Câmpus Formosa realizou a cerimônia simbólica de Colação de Grau 2021/2, desta vez presencial, com formandos dos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil (9), Licenciatura em Ciências Biológicas (6) e Licenciatura em Ciências Sociais (1).

O Teatro Guiá recebeu familiares, amigos e servidores com convites individuais, a fim de não ultrapassar a ocupação máxima de 119 lugares, adotado durante o período pandêmico. A solenidade foi a título representativo, já que todos os formandos haviam colado grau por ato administrativo, em virtude das restrições sanitárias impostas pela Covid-19. Entretanto, pela Portaria Normativa Nº 22/2020/IFG, os egressos entre 2020 e 2021 puderam optar por participarem de uma solenidade simbólica.

A Mesa Diretiva foi composta pelo representante da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, o diretor-executivo, professor José Carlos Barros Silva; pelo diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias; e o representante da Chefia do Departamento de Área Acadêmica (DAA), o gerente da Gerência de Pós-Graduação e Extensão (Gepex), professor Bruno Quirino Leal.

Além destes, também compuseram a Mesa, os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil e Licenciatura em Ciências Biológicas, professores Fabiano Campos Macedo e Gustavo Antonio Texeira Chaves, e a representante da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares, Apoliana Inácio Ferreira.

Após a abertura da solenidade, realizada pelo professor José Carlos Barros, a juramentista Rafaela Miranda dos Santos, de Ciências Biológicas, representando todos os formandos, pronunciou o juramento dos cursos do IFG, seguida pelos colegas. Na sequência, os egressos Felipe Cobalchini dos Santos, de Engenharia Civil, e Amanda Barbosa Gontijo de Andrade, de Ciências Biológicas, representando os demais, se dirigiram à frente da mesa diretiva e receberam, simbolicamente, a outorga de grau pelo representante da reitora do IFG.

A oradora Edileusa P. Veloso Araújo discursou sobre esperança, perseverança, coragem e luta. "A esperança por um futuro melhor e o desejo de superação nos deram forças para continuar, nos empurraram e nos fizeram corajosos, e a coragem nos fez valentes e perseverantes", disse, ela. "Hoje, tenho certeza de que todos nós evoluímos muito, mudamos nossa forma de pensar e de ver o mundo, aprendemos a ser críticos", declarou.

"A frase 'Nunca é tarde para correr atrás dos sonhos faz muito sentido' ", declarou a oradora Edileusa Araújo

Edileusa relembrou a pandemia do Coronavírus e o período em que tiveram aulas online. A egressa reconheceu os ensinamentos obtidos nos dois últimos anos. "Apesar das tristezas e dificuldades que a pandemia trouxe, ela nos ensinou a sorrir com os olhos e a abraçar com a alma", e finalizou, "só conquistamos voos altos, porque fomos persistentes e não desistimos com os obstáculos e adversidades do caminho".

 

SUCESSO

O diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago, em sua fala, tratou dos problemas encontrados pelos formandos e pela Instituição durante os piores momentos da pandemia. "Tivemos a necessidade de se adaptar ao ensino remoto emergencial, quase que da noite para o dia, garantindo a excelência e a qualidade do ensino e do conhecimento", explicou, o professor.

O diretor afirmou que "mesmo diante do ensino remoto, o IFG foi capaz de ofertar, com bastante orgulho, um ensino de qualidade, gratuito e, acima de tudo, público". Ele justificou que o sucesso se deu devido ao trabalho dos servidores. "Hoje, vemos que muito se deve aos profissionais desta Instituição, que buscaram, diante do caos pandêmico, se adaptar às tecnologias e ofertar o ensino".

 

CIÊNCIA NO CÂMPUS

O diretor-executivo do IFG, professor José Carlos Barros Silva, discorreu sobre a importância da ciência. "É um ato simbólico, mas muito representativo, porque estamos passando por um período que a gente não sabia como proceder. E quem nos deu suporte? A ciência. A ciência é importante é nós fazemos ciência; o Câmpus Formosa faz ciência".

"A Instituição não trabalha para dentro. Ela trabalha para fora. Ela dá resposta às demandas que a sociedade solicita. Todos os problemas da sociedade são problemas da Instituição", explicou o representante da reitora, José Carlos Barros Silva 

José Carlos enfatizou que os engenheiros civis e licenciados em Ciências Biológicas e Ciências Sociais também fazem ciência, a partir do momento que calculam o peso que uma viga irá suportar, desenvolvem estudos na Instituição que se revertem em benefícios para a comunidade, como as vacinas, e pesquisam por que as pessoas reforçam preconceitos, sejam quais forem.

O representante da reitora apresentou o IFG, citando os 14 câmpus, Reitoria e o Centro de Referência (CiteLab). "Conseguimos estar presentes nestas regiões e atender mais de 15 mil alunos. Essa presença oportuniza que a gente veja a alegria de familiares e formandos quando chegam aqui na frente para apresentar o fruto de todo o trabalho, de toda uma dedicação e do sacrifício que foi feito", justificou.

José Carlos relembrou ainda os doze anos completados pelo Câmpus no último dia 21 de junho: "[O Câmpus Formosa] foi muito importante para esta região, tão carecida de ciência, de ensino público gratuito, laico, de qualidade, socialmente referenciado". A próxima data prevista no Calendário Acadêmico para Colação de Grau é o dia 25 de novembro.

 

 Em breve, fotos no álbum do Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página