Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo de Incubação entra em funcionamento no Câmpus

Núcleo de Incubação entra em funcionamento no Câmpus

Publicado: Quarta, 06 de Julho de 2022, 21h30 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h01

O objetivo é prestar apoio a empresas com ideias inovadoras de caráter social e tecnológico

Estagiários realizam estudo sobre empreendedorismo e inovação

Com um olhar para empreendimentos sociais e tecnológicos inovadores, tiveram início ontem, 6 de julho, as atividades do Núcleo de Incubação do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Núcleo é uma das células do Escritório de Estímulo às Incubações (EEIn), coordenado pelo Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab), presentes em oito Câmpus do IFG.

Os trabalhos do escritório local, conduzido pelos professores Bruno Quirino Leal e Diego Alves Rodrigues, iniciaram-se com os estagiários Bianca Alves dos Santos, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, e Victor Rodrigues dos Santos, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Biotecnologia. "Com o estágio vou aprender com o Câmpus e me inteirar neste assunto, que acredito que vai trazer um grande avanço tecnológico e social para Goiás", declarou Victor.

Os estudantes foram selecionados pelo Edital Nº 6/2022, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que elegeu bolsistas para o Projeto Consolidação de Ambiente Promotor de Inovação no IFG, submetido e aprovado no Edital Nº 84/2021, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, de Apoio a Iniciativas de Criação, Estruturação e Fortalecimento de Ambientes e Mecanismos de Inovação na RFEPCT.

Conforme o Plano de Trabalho desenvolvido pelos coordenadores do Núcleo, de julho a setembro, os estagiários farão estudos e participarão de formações sobre empreendedorismo e inovação, para, nos meses subsequentes, apoiar o desenvolvimento de ações de formação e estruturação de propostas de inovação e realizar outras atividades pertinentes. As bolsas terão duração de 12 meses. Segundo o professor Bruno, "a expectativa é que o Núcleo de Incubação possibilite uma maior aproximação do IFG com a comunidade externa e suas demandas sociais e tecnológicas". "Ao final do processo esperamos desenvolver produtos e serviços de alta qualidade e tecnologia", finalizou.

O Núcleo de Incubação é um ambiente físico do EEIn no Câmpus que apoia a geração e a consolidação de empreendimentos inovadores, principalmente de caráter social e que contribuam com o desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural no espaço a que pertencem. Isso é possível devido à formação complementar de empreendedores a ser prestada pelo Câmpus do IFG a empresas com ideias inovadoras, por meio da assistência técnica em atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Coordenação de Comunicaçãso Social/Câmpus Formosa