Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Segundo semestre virá repleto de eventos no Câmpus Formosa

Segundo semestre virá repleto de eventos no Câmpus Formosa

Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2022, 15h18 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h01

Atividades serão prioritariamente presenciais, a se realizarem no Câmpus e nas dependências externas ao IFG

Imagens de eventos anteriores do Câmpus Formosa

Uma diversidade de eventos a serem realizados no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) está programada para o segundo semestre deste ano, alguns já tradicionais e outros, novidades. As tardes de ontem e hoje, 7 e 8 e julho, foram de reuniões para as comissões organizadoras do 9º Seminário Local de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT); I Mostra de Extensão; Café Empresarial; 13ª Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec); Conhecendo o IFG; 6º Seminário de Trabalhos Acadêmicos (STA) da Secitec ; 8º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé; e Concurso de Montanhas-Russas.

O 9º SICT ocorrerá concomitantemente à Mostra de Extensão, no dia 1º de setembro, às 19h30, em local ainda a ser confirmado pela Comissão Organizadora. Até o momento, é certo que será em local externo, seguindo os moldes do 8º Seminário, em 2019, apresentado no Laguinho do Vovô, no Centro de Formosa. De acordo com o gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Bruno Quirino Leal, o objetivo é "levar nossas pesquisas à comunidade formosense".
Nos dois eventos haverá apresentação de pesquisas e de ações de extensão por meio de banners e outros instrumentos. Os estudantes do Câmpus poderão submeter trabalhos sobre resultados parciais de pesquisas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do ciclo 2021/2022, Cadastros de Projetos de Pesquisa (CPPs) ativos ou finalizados entre os anos de 2019 e 2022 e ações de extensão realizadas entre 2010 e 2022. O formulário para submissão estará aberto entre 13 de julho e 6 de agosto, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScuhoi3prRYdWO3rfxuwpxA_JrD6cjnA2F_g_o2_N1zh4FGHg/viewform . Haverá premiação para os melhores trabalhos.

Comunidade externa
Um dos objetivos do IFG é responder às demandas dos arranjos produtivos e socioculturais locais e regionais. Para isso, é importante manter o diálogo com a comunidade externa. Com o objetivo de aproximar da Instituição as empresas, indústrias e estabelecimentos comerciais locais, apresentando o Câmpus Formosa, sua produção científica e possibilidades, o Café Empresarial será realizado por volta das 16h30, do dia 2 de setembro, no Câmpus. O último Café Empresarial ocorreu em 2019.
Pensando também em apresentar o Câmpus para estudantes de outras escolas, potenciais futuros alunos do IFG, seja no Ensino Médio ou nos cursos superiores, para os dias 17 e 18 de outubro está previsto o evento já consolidado Conhecendo o IFG. Durante o Conhecendo, os estudantes e servidores do Câmpus abrem laboratórios, apresentam atividades culturais e produzem oficinas para mostrar à comunidade externa o funcionamento do Câmpus.
Na mesma semana, entre 19 e 22 de outubro, a 13ª Secitec abordará a temática nacional, "Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil", com muitas atividades presenciais e algumas online. Dentre elas, ciclo de palestras, oficinas, minicursos, mesas-redondas e mostra de filmes. O 6º Seminário de Trabalhos Acadêmicos da Secitec contará com exposição de pôsteres.
Ao mesmo tempo, competições estarão em andamento, como o 8º Concurso de Construção de Pontes de Palitos de Picolé, da área de Construção Civil, em que os inscritos devem produzir um protótipo de ponte com palitos e levá-la ao rompimento, impondo a ela uma carga extrema. A outra disputa é uma proposta inovadora, porém, já aplicada com alunos da disciplina de Física, ministrada pelo professor Daniel Ordine Vieira. Trata-se do Concurso de Montanhas-Russas, cujo objetivo é construir um trajeto para uma bolinha percorrer em 30 segundos, com os materiais que os participantes desejarem. "Ficamos dois anos limitados do contato mais próximo com a comunidade externa, inviabilizando ações indicadas pelos documentos institucionais. Voltaremos a articular as atividades de ensino e de pesquisa com as demandas da população", declarou o gerente da Gepex, professor Bruno.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa