Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Podcast ensina Ciências para alunos da educação básica
Residência Pedagógica

Podcast ensina Ciências para alunos da educação básica

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 14h22 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2022, 09h01

Projeto de estudantes do Câmpus driblou o fechamento de escolas na pandemia e levou conteúdo para 6º a 9º anos do ensino fundamental

Estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG), do campus de Formosa, criaram um podcast para levar conteúdos de Ciências para turmas de 6º a 9º anos do ensino fundamental de escolas da rede pública na cidade. O projeto foi realizado por meio do Programa de Residência Pedagógica, em 2020.

A iniciativa surgiu como forma de adaptação às restrições impostas pela pandemia da COVID-19 Naquele ano, escolas ficaram fechadas. “Os alunos nas escolas aqui da cidade praticamente não recebiam conteúdo. A alternativa encontrada foi desenvolver materiais que esses alunos conseguissem acessar de maneira mais fácil. E o que menos gasta dados, internet, é o podcast”, relatou Marcos Schliewe, que foi coordenador do Programa em Ciências Biológicas no IFG Formosa em 2020 e 2021.

Coube aos estudantes do curso coordenado por Schliewe desenvolver os textos e apresentar os episódios dos podcasts. Os temas variavam desde assuntos densos, como parte da história da Química, até fatos simples de serem observados no cotidiano, como os efeitos da decomposição em alimentos e em penteados de cabelos.

Karlla Aparecida e Dilma Barbosa são duas egressas do Residência Pedagógica em Ciências Biológicas do IFG Formosa desse período. Ambas relataram suas experiências com o podcast. “Nós falamos sobre os modelos atômicos, os diferentes tipos de modelos atômicos que foram propostos lá atrás, até chegar ao modelo atual”, disse Karlla. “Eu até comentei com eles: se você faz um alisamento no seu cabelo, isso é Química. Falei que a pintura, porque os adolescentes gostam muito de descolorir o seu cabelo, é Química. A maçã, que com o passar do tempo vai apodrecendo, tomando outra cor, tudo isso é Química”, afirmou Dilma.

Podcast é um programa em formato de áudio disponível em dispositivos que têm acesso à internet. No caso das escolas, o conteúdo chegava por meio de grupos da plataforma de mensagens instantâneas WhatsApp. Parte do material está disponível em outro aplicativo: o Spotify, de streaming de músicas, vídeos e podcasts. Para conferir, basta clicar neste link.

Sobre o programa
Programa de Residência Pedagógica, da CAPES, é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, faz uma imersão na escola de educação básica.

Legenda das imagens:
Imagem dentro matéria: O campus de Formosa do Instituto Federal de Goiás é a unidade responsável pelo projeto que levou podcast de Ciências a escolas da cidade (

Foto: Alexandre Lage e Rafael Alvarenga - CCS/CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)