Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Socioeducação Empreendedora terá, nesta terça-feira, 18, primeiro encontro
Extensão

Publicado: Segunda, 17 de Outubro de 2022, 18h51 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 15h47

Participantes se reúnem no Teatro Guaiá, das 9 às 16 horas, para momento formativo. Palestras são abertas ao público

Mais um projeto de extensão do Câmpus está iniciando suas atividades em Formosa: Socioeducação Empreendedora - uma nova perspectiva de ressocialização. A equipe estará reunida amanhã, para o I Encontro de Alinhamento do Projeto, no Teatro Guaiá do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Participantes da Multincubadora da Universidade de Brasília (UnB), professora Sônia Marise Salles Carvalho, e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Formosa, Maria Elenir Nardi, estarão presentes no evento, que envolverá formação e revisão do cronograma de atividades.

O projeto de extensão Socioeducação Empreendedora tem como objetivo principal propor a educação profissional empreendedora em sistemas de atendimento socioeducativo, como o Case, para ofertar ao jovem menor de idade a oportunidade de viver em sociedade pelo trabalho. Para isso, a ação pretende, dentre outras coisas, reforçar o valor e o uso das competências empreendedoras dos jovens em medida socioeducativa; desenvolver a capacidade de autorreflexão sobre o eu, o outro e o mundo; estimular as inteligências múltiplas nas atividades pedagógicas; orientar a inserção e fomentar a ação no mundo do trabalho.

O programa recebe recursos oriundos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG para a sua realização, por meio do Edital nº 2/2022. O projeto, coordenado pelo professor do Câmpus Formosa, Diego Alves Rodrigues, será aplicado com metodologias inovadoras a socioeducandos do Case de Formosa, terá carga horária de 250 horas e duração de um ano. A ação conta com a parceria da UnB, sendo realizada na sede do Centro de Atendimento Socioeducativo, com início previsto para o primeiro semestre de 2023.

Ações integradas

A equipe tem articulado ações integradas com o Núcleo de Incubação do Câmpus Formosa. No início deste mês, o coordenador do projeto, professor Diego, promoveu um encontro entre os bolsistas do projeto e do Núcleo, com a presença do gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), professor Bruno Quirino Leal, no Núcleo de Incubação, para dialogarem sobre ações conjuntas. Participaram duas bolsistas do Socioeducação Empreendedora, Aline Maria dos Santos Rodrigues da Rocha e Mariana de Moura Vaz Silva (voluntária), e os alunos bolsistas do Núcleo de Incubação, Bianca Alves dos Santos e Victor Rodrigues dos Santos. Segundo o gerente da Gepex, "o intuito de aproximar o Núcleo de Incubação do projeto Socioeducação Empreendedora é incubar ideias inovadoras que possam surgir no final do projeto com os socioeducandos do Case e suas famílias".

Programação

Dentre os temas a serem abordados nas palestras que ocorrerão no período matutino desta terça-feira, estão "Marco Legal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o funcionamento de um CASE", por Maria Elenir, e "Fundamentos da Socioeducação e suas conexões com a Educação Empreendedora", pela professora Sônia. As palestras são abertas a toda a comunidade.

Veja a programação na página do evento.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa