Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Grupos de Apoio Psicológico para estudantes do IFG iniciarão atividades na segunda-feira, 10 de abril
SAÚDE

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2023, 17h38 | Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 15h10

Estudantes do Câmpus podem se inscrever aqui, até o preenchimento total das vagas

A Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Formosa dará início na próxima semana a um trabalho de atendimento coletivo a até 40 alunos e alunas do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os Grupos de Apoio Psicológico (GAPs) têm o objetivo de apoiar a trajetória educacional do estudante quanto à permanência no IFG, com encontros semanais, mediante inscrição prévia.

A CAE, por meio do setor de Psicologia, propõe a ação de saúde diante do crescimento do número de relatos de estudantes do Câmpus Formosa que enfrentam dificuldades com altos níveis de ansiedade. “Estas dificuldades são relacionadas à organização dos estudos, ao desempenho em provas e processos seletivos, como Enem e vestibulares, apresentação de seminários e trabalhos em grupo, bem como outras situações que eles vivenciam dentro ou fora da escola”, justificou a psicóloga Fernanda Pimentel Faria de Miranda.

No mês de abril, a atividade contará com quatro encontros consecutivos com o tema “Como lidar com a ansiedade?”. Serão atendidos dois grupos com até dez participantes cada um, às segundas-feiras, e outros dois, às quintas-feiras, nos horários de 12h e 13h. Para cada participação em encontro, haverá declaração de horas-atividades para os alunos e alunas. A ação contará com o apoio de acadêmicos do último ano de Psicologia das Faculdades Integradas Iesgo, de Formosa.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), em parceria com o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC), cerca de 60% dos adolescentes de 12 a 18 anos reclamam de problemas relacionados à saúde mental. Segundo a psicóloga Fernanda Pimentel, o aumento no número de casos também atinge o Câmpus e é necessária a realização de ações preventivas, como a que terá início na próxima segunda-feira.

O diálogo permeará os encontros dos Grupos de Apoio. “O objetivo é conversar sobre o que é ansiedade, diferenciar ansiedade patológica da ansiedade normal, que faz parte da vida e surge quando vivenciamos situações de novidades, sejam essas situações desejadas por nós ou não”, explicou a psicóloga. “É um espaço para autoconhecimento e reflexão sobre si mesmo, sobre as situações que eles consideram ansiógenas, como eles têm lidado com essas situações e aprendizagem de novas estratégias psicológicas para lidar com ansiedade no geral”, conclui.

A Psicologia do Câmpus conta com duas profissionais – Fernanda Pimentel Faria de Miranda e Amanda Cristina Fonseca Palla – que realizam atendimentos individuais aos estudantes por meio de agendamento prévio, de segunda  a sexta-feira.

Faça aqui sua inscrição.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa