Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para participar de projetos de ensino multidisciplinares de estímulo à inovação
Ensino

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h30 | Última atualização em Terça, 23 de Maio de 2023, 14h02

Estudantes do ensino médio e da graduação podem se inscrever até dia 5 de maio nestes projetos, que envolverão design thinking e aprendizagem baseada em projetos

Dois projetos de ensino ligados ao Núcleo de Incubação do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) estão com as inscrições abertas até o dia 5 de maio: o “Marathon da Incubadora do Câmpus Formosa: ideias inovadoras dos estudantes do Ensino Médio Integral – 2023” e o “Projeto de Ensino Multidisciplinar para incentivo a ideias inovadoras para o Ensino Superior, com foco na Incubadora”. Eles são propostos pelos professores Diego Alves Rodrigues e Afrânio de Oliveira Neto, respectivamente, mas contam com a participação de outros professores.

Os projetos serão executados juntos. Ambos são multidisciplinares, têm foco na inovação, pesquisa e criatividade, compartilhando, assim, dos mesmos objetivos. O intuito é despertar e orientar ideias inovadoras a partir de problemáticas científico-sociais, explorando temas de interesse dos próprios estudantes. Os participantes receberão certificados de 54 horas extracurriculares.

Inscrições

São disponibilizadas 40 vagas para alunos e alunas do ensino médio e outras 40 vagas para estudantes dos cursos superiores do Câmpus Formosa do IFG. As inscrições são feitas por meio do preenchimento de formulário. O ensino médio deve se inscrever no link https://forms.gle/dGFCWHAEVyqUcaty7 . Já os estudantes dos cursos superiores se inscrevem pelo link https://forms.gle/6PEBq4e3XdJiuDHY8 . Após a seleção, os estudantes serão divididos em grupos de duas a quatro pessoas, e cada grupo terá um professor mentor, que orientará o trabalho.

Reunião

O grupo, formado por mentores e estudantes, realizará encontros mensais presencialmente, às terças-feiras, das 17h30 às 19h, e encontros semanais presenciais ou por videoconferência, para orientação exclusivamente do seu mentor. A primeira reunião mensal será no dia 9 de maio. Na ocasião, serão abordados alguns conceitos, será explicado o funcionamento do Núcleo de Incubação e como irão funcionar os projetos de ensino.

O trabalho será dividido em quatro fases. A primeira é o momento em que as equipes farão a ideação do problema, soluções, objetos e protótipos para solucionar a questão levantada. Desta forma, na etapa 2, eles criarão protótipos de equipamentos, máquinas, jogos, aplicativos, entre outros objetos que faltem no seu dia a dia, e ainda modelos de negócios.

Nas fases seguintes, haverá um evento final, com data e formato a serem definidos pelos coordenadores, em que cada equipe apresentará a sua ideia. O público presente escolherá, por meio do voto, a melhor ideia e protótipo, com a maior inovação, aplicabilidade e relevância. O vencedor será premiado com um kit de robótica e a possibilidade de incubação do seu projeto pelo Núcleo de Incubação do Câmpus Formosa. Os kits Arduínos já chegaram para premiação.

Inscreva-se aqui, se você é aluno ou aluna dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio.

Faça aqui sua inscrição, se você é estudante de graduação.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa