Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de orientação profissional começa na próxima sexta-feira, 5

Projeto de orientação profissional começa na próxima sexta-feira, 5

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 19h04 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 18h47

Estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do Câmpus Formosa do IFG podem fazer a inscrição na CAPD, até 2 de maio

A dúvida na escolha da profissão, a preparação para os exames de ingresso no ensino superior e a agenda cheia de atividades dos estudantes dos últimos anos do Ensino Médio foram motivos para a técnica em Assuntos Educacionais, Bruna Antunes Furtado Pereira, da Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD), e a psicóloga Fernanda Pimentel Faria de Miranda, da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE), proporem a ação Orientação Profissional e Preparação para o Vestibular.

Este é o segundo ano do projeto, que ensina a planejar o futuro, minimizando as pressões psicológicas, físicas e mentais por que passam os secundaristas do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). A ação visa auxiliar os estudantes na preparação para o vestibular, aumentar os índices de aprovação do Câmpus Formosa e contribuir para uma escolha consciente da carreira profissional.

Inscrições

Inicialmente, são oportunizadas 28 vagas, com possibilidade de ampliação. Conforme os critérios do projeto, terão prioridade estudantes do segundo e terceiro ano, pretos ou pardos, que cursaram o ensino fundamental em escola pública e do sexo feminino. As inscrições estão sendo realizadas com a coordenadora Bruna Antunes, na CAPD. Os encontros serão no Laboratório de Informática, às sextas-feiras, das 13h às 16 horas, e os momentos serão destinados à resolução de questões, aulões e orientação profissional. Os participantes receberão uma declaração de 54 horas extracurriculares, caso participem de todos os encontros.

A proposta prevê 19 encontros para a realização de provas e aulas e outros 4 encontros para a orientação profissional. De modo geral, os participantes responderão a questões de provas e, embasadas nas deficiências identificadas, as coordenadoras direcionam as dificuldades aos professores colaboradores, que entram em ação ministrando aulões para sanar as dificuldades.

As atividades de orientação profissional serão desenvolvidas com as psicólogas em quatro momentos. Por meio de dinâmicas e rodas de conversa, as profissionais passam a conhecer as expectativas, curiosidades e dúvidas dos estudantes para compreender as pressões sofridas para a escolha da profissão, as fontes estressoras e estratégias utilizadas por eles para enfrentar a problemática até o momento. As psicólogas também farão uso de questionários, entrevistas e do instrumento clínico QUATI, de uso exclusivo do profissional de psicologia -  para subsidiar a análise das informações obtidas. Por fim, a devolutiva será grupal e, individualmente, os estudantes também receberão uma análise escrita.

A ação conta com a colaboração da pedagoga Marilene Antônia dos Santos Muniz; da técnica em Assuntos Educacionais, Lidiane Maria de Campos; da psicóloga Amanda Cristina Palla; da professora e chefe do Departamento de Área Acadêmica, Karen Cristina Costa do Nascimento, de outros professores voluntários e das estagiárias lotadas na CAPD.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa