Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comitê do Plano Local de Extensão volta a disponibilizar formulários para participação da comunidade
extensão

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 18h47

Servidores, estudantes e público externo poderão sugerir cursos, eventos e projetos a serem ofertados pelo IFG

O Comitê Local de Extensão do Câmpus Formosa reabriu o período para o envio de contribuições da comunidade externa, alunos e servidores do IFG para a construção do Plano Local de Extensão (PLE). O Comitê está aplicando três formulários destinados aos três segmentos: estudantes e servidores do Câmpus Formosa, e comunidade externa.

A aplicação dos questionários tem por objetivo conhecer as demandas da comunidade para fazer um diagnóstico, construir diretrizes e elaborar um plano de oferta de ações de extensão no Câmpus Formosa para o período de 2023 a 2024.

De acordo com o Comitê, os formulários já estão abertos para respostas, mas haverá também a aplicação direcionada em momentos específicos, como Reunião de Pais e Responsáveis,  os eventos Festa Junina/Aniversário do Câmpus/Inauguração da quadra poliesportiva e em uma audiência pública com data ainda a ser definida pelo Comitê.

Plano Local de Extensão

O Plano de Extensão é previsto no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023 do IFG. O documento deve ser construído em consonância com a política institucional de extensão e com diversos outros documentos, dentre eles o Plano Nacional de Educação 2014-2024, o Marco de Referência da Educação Popular para Políticas Públicas e a Lei Nº 11.892/2008.

O Plano é condição para o Câmpus participar da articulação institucional no campo da extensão e ter acesso a recursos para a realização de ações. Para ser elaborado, o Comitê deve realizar mapeamento e identificação das demandas elencadas pela comunidade; um diagnóstico da situação populacional com os perfis social e do mundo do trabalho, histórico e caracterização das demandas; e abertura para parcerias. De acordo com o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), professor Bruno Quirino Leal, "a partir dos questionários e mais outras ações que o Comitê Local de Extensão está realizando será possível estabelecer objetivos, metas, áreas/temáticas prioritárias das Ações de Extensão do Câmpus para com a comunidade".

É fundamental que sejam apresentadas, no mínimo, duas ações que contemplem algumas áreas temáticas essenciais, a exemplo da geração de trabalho e renda, formação inicial e continuada de trabalhadores, educação ambiental, meio ambiente e sustentabilidade, e tecnologia e inovação voltadas para comunidades de baixa renda. Após a identificação das demandas propostas pela comunidade, o Comitê fará uma avaliação, verificando a possibilidade de atendimento pelo Câmpus.

Existem também outras duas etapas para a finalização do Plano: Diretrizes locais para a oferta de extensão no Câmpus e Planejamento, que é a elaboração do Plano de Ofertas das Ações de Extensão do Câmpus. "Este planejamento será entregue para a comunidade e gestão do Câmpus. A partir deste será possível direcionar as ações do Câmpus ao encontro do que propõe o Plano Local de Extensão", concluiu, Bruno.

Acesse aqui o Formulário destinado à comunidade externa.

Acesse aqui o Formulário destinado a estudantes do IFG/Câmpus Formosa.

Acesse aqui o Formulário para servidores.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa