Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campanha de Valorização da Vida terá ipê amarelo como símbolo
SETEMBRO AMARELO

Campanha de Valorização da Vida terá ipê amarelo como símbolo

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 17h33 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h07

A árvore é símbolo de resiliência, palavra-chave da campanha

O novo mês começou hoje, abrindo espaço para uma ação de saúde mental voltada aos estudantes e servidores do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). O Setembro Amarelo é organizado pelas servidoras Paula Gonçalves Rezende dos Santos, Marilene Antônia dos Santos Muniz, Gláucia Mendes da Silva, Bárbara de Almeida Tavares Borges e Nicislene Xavier da Silva, e conta com quatro atividades ao longo do mês.

Segundo a Comissão Organizadora, a escolha do ipê amarelo se deu devido a sua força e resiliência. “A natureza tem muito a nos ensinar. Ao olharmos para o ipê amarelo, vemos que a seca do cerrado é o momento em que esta árvore mostra toda a sua força e potência, florescendo e trazendo mais beleza aos nossos dias. Assim, ao observarmos a natureza, podemos nos espelhar em seus exemplos para que também nossos corações floresçam”, justificou Paula.

A programação começa na próxima quarta-feira, 6 de setembro, com a palestra A Saúde Mental na Vida Estudantil, ministrada pela psicóloga do Câmpus Formosa, Fernanda Pimentel Faria de Miranda, das 8h45 às 10h30, no Teatro Guaiá. Outra palestra também compõe o rol de atividades: no dia 18 de setembro, no mesmo horário, os participantes poderão refletir sobre o que é a felicidade com a assistente social, Paula Rezende.

Meditação e exposição completam o cronograma do Setembro Amarelo. Para a meditação em grupo do dia 22, os interessados podem levar lenços e cangas a fim de deixar o espaço mais confortável. O exercício será na quadra poliesportiva, das 17h às 17h30. Fechando o mês, no dia 28, das 8h30 às 9h, haverá a abertura da exposição "Reflorescer Amarelo", com explicação da proposta e apresentação musical. Na oportunidade, serão apresentadas produções textuais e artísticas dos estudantes do ensino médio voltadas para a temática da resiliência e do resgate das dores. As produções serão conduzidas pelos professores de linguística, com articulação da professora Gláucia Mendes.

As Inscrições poderão ser feitas no início das atividades e o Departamento de Área Acadêmica (DAA) irá certificar com declaração de horas de atividades complementares.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa