Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG realiza capacitação sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas
RECURSOS HUMANOS

IFG realiza capacitação sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas

Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2023, 18h41 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 21h13

Evento foi realizado on-line e contou com participantes da Reitoria, dos câmpus e servidores do Instituto Federal de Minas Gerais

Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos do Instituto Federal de Goiás (IFG) promoveu capacitação sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas. O evento foi realizado de forma on-line e buscou esclarecer dúvidas dos servidores da área de recursos humanos sobre o PDP 2024.

Participaram da capacitação a diretora de Desenvolvimento de Recursos Humanos do IFG, Fabrícia Umeno;  a assistente social da Reitoria do IFG, Miriam Antônia Soares Filha; os servidores do Instituto Federal de Minas Gerais, Daniel dos Reis Pedrosa, da Diretoria de Desenvolvimento e Administração de Pessoas (DAPES), e Silvana Nahas Ribeiro, do setor de Qualidade de Vida, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento (QVSED), ambos da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFMG. Participaram também diversos servidores do IFG indicados para serem os representantes das unidades da Instituição no preenchimento do PDP no sistema "Portal SIPEC".

De acordo com Fabrícia Umeno, a capacitação foi importante para “explanar para os representantes das unidades do IFG sobre o Plano de Desenvolvimento de Pessoas e dar condições para que as unidades iniciem o levantamento das necessidades de desenvolvimento de servidores”.

Segundo a gestora, “para elaborar o PDP, o órgão precisa não só listar informações, mas conduzir um processo diagnóstico que seja capaz de identificar necessidades de desenvolvimento de acordo com os objetivos, metas e planejamento estratégico da Instituição, de modo a atender às necessidades administrativas operacionais, táticas e estratégicas, vigentes e futuras, de acordo com os princípios da economicidade e da eficiência.”

A partir desta capacitação, os representantes das unidades, com o apoio da Coordenação de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas da DDRH/PRODIRH, iniciarão o levantamento das necessidades de desenvolvimento de servidores do IFG, cujas orientações detalhadas foram apresentadas na reunião e que, posteriormente, serão encaminhadas a cada dirigente de unidade do IFG.

PDP

O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o principal instrumento da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas, por constituir o instrumento de gestão básico que registra demanda (necessidades de desenvolvimento) e instiga a oferta (ações de desenvolvimento). O PDP é elaborado anualmente por um sistema informatizado (Portal SIPEC – módulo PDP) aberto pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), no qual servidores, chefias, profissionais de gestão de pessoas e autoridade máxima da organização, de acordo com seus papéis e perfis no sistema, preenchem informações chave de levantamento e planejamento.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.