Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica
Início do conteúdo da página
pesquisa

Abertas as inscrições para o 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 17h07

As submissões podem ser feitas até o dia 15 de setembro. Interessados em avaliar os trabalhos submetidos também podem se cadastrar até o dia 17

imagem sem descrição.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás (IFG) abriu as inscrições de submissões de trabalhos para serem apresentados no 16º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica. O evento será realizado presencialmente nos dias 18 e 19 de outubro, no Hub Goiás. Além da abertura das submissões, está aberto o período de inscrições para interessados em participar como avaliadores dos trabalhos submetidos ao SICT 2023. A atividade será certificada.

Segundo o edital divulgado pela PROPPG, a apresentação e a participação no SICT serão obrigatórias para todas as propostas de iniciação científica aprovadas nos editais publicados no ano de 2022, cujos projetos de pesquisa foram desenvolvidos até agosto de 2023. Ainda de acordo com o documento, cada orientador elegerá pelo menos um integrante do projeto que foi desenvolvido para apresentação da proposta.

 

INSCRIÇÃO

As inscrições devem ser feitas pelos orientadores diretamente no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (SUGEP) até o dia 15 de setembro. Os trabalhos serão submetidos no formato de resumo simples e devem ser enviados no ato da inscrição. No ato da inscrição, deverá ser indicada a preferência quanto à modalidade de apresentação (oral ou pôster).

As inscrições serão consideradas para os participantes do ciclo de 2022/2023 dos seguintes programas:  PIVIC, PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI, PIBIC-EM e PIBIC-EM-Af, que submeteram o relatório final no SUAP. Os orientadores que submeteram os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do PIBICTI, na I Feira Integrada de Ciências do IFG (FeCin) poderão optar por apresentar somente na Feira de Ciências. Nesse caso, deverão informar, por e-mail, a Gepex do Câmpus a respeito da escolha.

O orientador do estudante que não tenha condições de apresentar o trabalho deverá abrir processo eletrônico no SUAP, encaminhando-o para a Diretoria de Pesquisa e Inovação até o dia 27 de outubro com a devida justificativa. As justificativas serão avaliadas pelo Comitê Interno do PIBICTI.

 

Avaliadores

Interessados em participar como avaliadores dos trabalhos submetidos ao SICT 2023 podem fazer suas inscrições também. Especialistas, mestres e doutores podem preencher o formulário disponibilizado na página do SICT até o dia 17 de setembro. Os dados coletados subsidiarão o cadastro dos avaliadores no Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), Sistema de Eventos do IFG (SUGEP) e/ou no Portal de Periódicos do IFG (Sistema OJS).
De acordo com informações da comissão responsável pelo SICT, posteriormente serão encaminhadas, por e-mail, instruções sobre o processo de avaliação. Os avaliadores receberão os resumos simples até o dia 18 de setembro e terão até o dia 5 de outubro para realizar a avaliação. Essa atividade será certificada.

 

Publicação no Caderno EM.FORMAÇÃO

Os resumos dos trabalhos devidamente apresentados e aprovados no 16º SICT serão publicados como anais do evento na série Em.formação: Cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Goiás (IFG). Os cadernos contemplam as três grandes áreas do conhecimento: 1) Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; 2) Ciências da Vida, que engloba Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde e; 3) Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Para a publicação, serão pré-selecionados os 30 trabalhos com maior pontuação, de acordo com o Anexo III do edital, sendo 10 de cada área. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão ad hoc e, posteriormente, serão selecionados 15 trabalhos, para ser publicados na forma de artigo científico, com modelo específico, no Caderno Em.Formação, sendo 5 de cada área.

É importante destacar que os autores deverão submeter os seus textos já revisados para publicação, sendo de sua inteira responsabilidade o conteúdo do resumo submetido, bem como a conformidade do texto aos padrões científico e culto da língua portuguesa. Os trabalhos apresentados em ambas as modalidades, oral ou pôster, concorrerão à publicação no Caderno Em.formação da Editora IFG. Nesse caso, a seleção será realizada pela Comissão Científica do 16º SICT/IFG/2023.

Dúvidas sobre as seleções podem ser enviadas para o e-mail comite.pibicti@ifg.edu.br

 

  

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria

Fim do conteúdo da página