Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para as atividades do II Encontro Regional Socioambiental do Cerrado
Evento

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 18h58 | Última atualização em Quinta, 06 de Julho de 2017, 09h47

“Contribuição do telhado verde no sistema de drenagem de águas pluviais”, com Débora Pereira da Silva, na quarta-feira, 21, das 19h às 20h45, será uma das palestras

A Comissão Organizadora do II Encontro Regional Socioambiental do Cerrado (Erescer) divulgou hoje a programação do evento, que será realizado na próxima semana, entre 19 e 22 de junho, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), nos três turnos. O evento é aberto à participação da comunidade interna e externa, que pode se inscrever acessando o link http://eventos.ifg.edu.br/erescer2017/inscricoes/

Após a abertura na segunda-feira, às 19 horas, o Erescer terá, na terça, um dia de palestras, oficinas, minicursos e mesas-redondas. A manhã começa com a mesa-redonda “Espiritualidade judaico-cristã e conservação ambiental”, com os professores do IFG/Formosa, Geraldo Witeze Junior e Toni Cezar Pinto Ferreira. A palestra “Hidroponia de hortaliças finalizará o turno matutino, com Nilton Nelio Cometti, do IFB/Câmpus Planaltina. Paralelamente, minicursos e oficinas estarão sendo realizadas nas diversas salas do câmpus, a exemplo do minicurso “EcoBocaina: Turismo e Sustentabilidade”, com Katiely Paiva, e “Introdução ao Estudo da Ideologia”, com Hans Magno Alves; e da oficina “Educação Ambiental e a Arte do Bonsai”, por Ian Thome.

Os participantes retornarão à tarde para a palestra com Tatiana Ramos Pacioni, do IFG/Câmpus Luziânia, sobre o tema “Fontes alternativas de energia”, seguida por uma dinâmica inovadora no câmpus, conduzida por Laiane Ricardo, a “Caminhada do privilégio”. Minicursos voltados para a ecologia e meio ambiente serão realizados durante a tarde, como “Avaliação de Impactos Ambientais nas Atividades Agrícolas”, ministrado por Vicente Eduardo Soares de Almeida, e “Panorama e Perspectiva de Uso e Toxicidade de Herbicidas e Metais Tóxicos e o Papel da Química nesse cenário”, por Alécio Rodrigues Nunes. Das 16h às 18 horas, será a vez da mesa-redonda “Movimentos Sociais na América Latina: Contestações da cidade e do campo”.  Para os amantes da gastronomia, a oficina “Panificação Artesanal”, ministrada por Edna Dantas, ofertará vagas também na tarde do dia 20. Para encerrar, à noite, além de minicursos, será apresentada a palestra “Ética e meio ambiente”, por Breno Guimarães, da Universidade de Brasília (UnB).

Quarta-feira, 21

A palestra que abrirá o dia é “Projeto Inovacerrado”, proferida por Janaina Deane de Abreu Sá Diniz, da UnB/Planaltina. Os participantes também poderão participar de minicursos, como “Recuperação de Áreas Degradadas”, com Vanessa de Amorim Neves, “Guia Ambiental de Trilhas”, ministrada por Namuhell Oliveira da Silva, dentre outros, ou da oficina “Beneficiamento de Sementes e Produção de Mudas de Espécies Nativas do Cerrado: Recuperação de Áreas Degradadas em Perímetro Urbano em São Sebastião – DF”, com Marcos Paulo.

O turno vespertino contará com três palestras e diversos minicursos. A primeira será “Plano de Segurança da Água – Avaliação de risco na bacia hidrográfica contribuinte à zona de captação do sistema de abastecimento de água do município de Formosa-GO”, ministrada pela ex-professora do Câmpus Formosa, atualmente docente do Câmpus Goiânia, Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira. A segunda, “Código Florestal e Preservação Permanente”, será realizada na sequência, por Mayra Stefany Ferreira da Silva. E a última delas, das 17h às 18h30, “Desafios no Desenvolvimento de Biocombustíveis Aeronáuticos”, por Ruana Brandão. O minicurso “WETLANDS Construído: Tratamento de Esgotos com Plantas e Potencial de Reuso do Efluente Tratado”, assim como outros, também ocorrerá na tarde de terça, e será ofertado pelo ex-professor de construção civil do Câmpus Formosa, Douglas Pereira da Silva Pitaluga. Duas oficinas oferecerão vagas, a de panificação e de reciclagem de pneus, esta ofertada por lton Corrêa dos Santos.

A noite começa às 19 horas e terá duas palestras, “Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado: os caminhos e as possibilidades para preservação do bioma Cerrado”, com Thales Antony de Assis Santos, da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Anápolis), e “Projetos de campo em disputa no latifúndio Brasil”, conduzida por Ana Carolina Seixas. Além das palestras, estarão acontecendo outros minicursos a fim de ampliar a participação dos alunos.

Último dia

Na quinta-feira, 22, último dia do evento, há duas palestras concomitantes, das 8h às 9h45: “Mudanças Climáticas e o Plano Agricultura de Baixo Carbono”, com Priscylla Dayse Almeida Gonçalves Mendes, e “Ciências Forenses Aplicadas ao Tráfico de Animais”, ministrada por Fábio Costa. Os minicursos terão continuidade durante o dia e a “Oficina de memes do cerrado: conceito e prática”, com os professores Daniele Gonçalves Dias, Lemuel Da Cruz Gandara e Kaithy Das Chagas Oliveiras, está com vagas abertas.

O encerramento será realizado com a participação de todos na plenária final e com a Conferência de Encerramento, “Sociedade e Ambiente: Discursos e Práticas”, conduzida por Geraldo Witeze, com o coordenador estadual do Movimento Sem Terra (MST) Augusto Targino de Lima, a antropóloga do IFG, Janaína Fernandes, e o professor de Biologia do IFG/Câmpus Formosa, Marcos Augusto Schliewe, a partir das 19 horas da quinta-feira.

Faça aqui sua inscrição.

Acesse aqui a programação.

Acesse aqui mais informações na página do II Erescer.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa