Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Novo servidor instalado no Câmpus Formosa ofertará mais serviços tecnológicos
TI

Novo servidor instalado no Câmpus Formosa ofertará mais serviços tecnológicos

Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h41 | Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 15h26

Inteligência artificial, hospedagem de sites e capacidade de armazenamento são alguns dos benefícios. Além disso, estão previstos outros benefícios com parceria

Diretor-geral anuncia a chegada do novo servidor

Estão chegando mais opções de serviços tecnológicos para a comunidade do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Em parceria com o Instituto Brasileiros Amigos da Vida (Ibav), o Câmpus já está fazendo uso de um novo servidor que oferta a possibilidade de novos serviços, como ampliação da infraestrutura de rede, capacidade de armazenamento, virtualização de aplicativos, hospedagem de sites e uso de inteligência artificial (AI).

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 12 de dezembro, pelo diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias, para servidores da Tecnologia da Informação (TI), professores da área de informática e membros do corpo administrativo do Câmpus, em apresentação coordenada pelo presidente do Ibav, Francisco de Assis Araújo da Veiga, na Quadra Poliesportiva.  “A ideia é fazer o objetivo do IF, que é um trabalho social para a comunidade lá fora e que também é o objetivo do Ibav, que já vem fazendo há alguns anos”, disse o diretor-geral.

O estudante do quinto período do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do Câmpus Formosa, Naoki Rafael Miura, que atua como bolsista de pesquisa no Instituto Brasileiros Amigos da Vida, apresentou a tecnologia do novo servidor, especificações e funcionalidades.

Atualmente, a capacidade de memória RAM instalada no servidor é de 1536GB no total; antes o Câmpus tinha disponíveis 64GB. No novo servidor, cada uma das oito lâminas principais possui 128GB e as demais oito possuem 64GB. A capacidade total de armazenamento em disco do servidor é de 16TB, em oposição à falta de espaço em disco até então. “Para a parte acadêmica, vejo benefícios do servidor, vejo que vai trazer melhorias para o Câmpus”,  declarou o servidor de Tecnologia da Informação, Bernhard Ferraz Weprajetzky.

Equipe do Ibav e diretor-geral anunciam ação na tecnologia

O Ibav é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e, por meio de um concurso de OSCIPs de todo o Brasil, passou a ser um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC). O Instituto é parceiro do IFG desde 2019 e já realizou o recondicionamento de 40 computadores, no ano passado, substituindo máquinas desatualizadas e suprindo a demanda.

Também em virtude desta parceria, o Câmpus Formosa conseguiu finalizar a cobertura da quadra poliesportiva e agora, de acordo com o diretor-geral e com o presidente do Ibav, a instituição ajudará o IFG a adquirir o alambrado com custo mais baixo do que o de licitação.

Outro ganho, segundo eles, será um gerador para suprir a falta de energia no Câmpus, ocasionada pelas constantes interrupções da empresa fornecedora. O gerador será recondicionado pelo Ibav, a partir de outros aparelhos doados ao Câmpus Formosa e que estão sem condição de uso ou são antieconômicos. Com isso, o Câmpus reduzirá significativamente problemas com interrupções de aulas, eventos e com aparelhos eletrônicos. “Essa parceria com o IF é muito importante porque a gente é o braço da sociedade que traz para abraçar também os docentes, gestores, e ligar o órgão público à sociedade”, declarou o presidente do Ibav.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa