Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento encerra hoje com conferência sobre sociedade e ambiente
II Erescer

Evento encerra hoje com conferência sobre sociedade e ambiente

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 19h03 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2017, 11h45

Quatro dias de Erescer proporcionaram novas aprendizagens a alunos e participantes externos

Conferência de abertura aborda a água

O último dia do II Encontro Regional Socioambiental do Cerrado (Erescer) reserva a Conferência “Sociedade e ambiente: discursos e práticas”, que será realizada às 19h, no Teatro Guaiá, do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG), sob coordenação do professor Geraldo Witeze Junior.

Participarão da conferência o coordenador estadual do Movimento Sem Terra (MST), Augusto Targino de Lima, a antropóloga do IFG, Janaína Fernandes, e o professor de Biologia do Câmpus Formosa, Marcos Augusto Schliewe.

A semana foi de intensos trabalhos para aos participantes. Da teoria à prática, quem visitou e participou das atividades do II Erescer pôde atualizar-se sobre as mais recentes informações  envolvendo sociedade e meio ambiente.

Recursos hídricos

Nas Conferências de Abertura, os temas tiveram como ponto central a água. Em “Ecologia de ecossistemas ripários para conservação e preservação da biodiversidade”, o palestrante, professor José F. G. Júnior, da Universidade de Brasília (UnB), explicou que todos fazem uma ideia equivocada sobre a abundância da água. “No Brasil, a ideia é que água não falta, mas a gente tem visto que a água falta”, enfatizou. A água existe em pouca quantidade na crosta terrestre e possui uma distribuição desigual no planeta. “A sociedade precisa entender que tem que ter a atitude de conservar a água. Num ambiente degradado, certamente não haverá o recurso”, declarou.

"Existem técnicas e metodologias que podem ajudar a praticamente ‘plantar água’", explicou Vicente.

O palestrante Vicente de Paulo B. V. Silva, do Instituto Federal de Brasília (IFB), abordou a agroecologia, a agricultura sustentável do século XXI. Ele alertou para a importância da participação de todos na proteção dos recursos hídricos: “Existe realmente a necessidade da participação de todo mundo”. “A água, por ser um recurso comum, tem que ter uma gestão participativa”, complementou. O professor explicou que há várias práticas de transições agroecológicas, como a agroflorestal, que ocasiona a produção e conservação da água por meio do manejo de espécies de plantas de determinado ambiente.

Ecoturismo

O minicurso “Guia ambiental de trilhas”, ofertado pelo aluno de Ciências Biológicas, Namuhell  Oliveira da Silva, foi realizado em duas etapas, com a formação em sala de aula e a realização de uma trilha no Parque Municipal da Mata da Bica, em Formosa, ontem e hoje. Juntamente com o guia Namuhell e a técnica em laboratório Nayara Luiz Pires, o minicurso contou com 25 participantes, dentre eles, alunos do ensino médio e dos cursos superiores de Ciências Biológicas e Sociais do IFG, alunos da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pessoas da comunidade externa, que receberam informações sobre o bioma Cerrado, fauna e a flora da região, pontos atrativos para o ecoturismo, primeiros-socorros e educação ambiental. A panificação, segundo Edna, "é uma forma de desestressar e de obter um rendimento extra".

Oportunidade

Oficina ensina como se produzem pães artesanaisO cheirinho do pão saindo do forno é inconfundível. O aroma passeava pelos corredores do Câmpus. A Oficina de Panificação Artesanal, ofertada em dois dias pela chefe de cozinha Edna Dantas, no Laboratório de Bioquímica do Câmpus, fez sucesso e deixou gostinho de quero mais a quem participou e a quem não conseguiu vaga. A chefe passou a receita de pão caseiro e ensinou a colocar as mãos na massa, literalmente, e as técnicas para se produzir um pão e boa qualidade. Ao final, os participantes deram sugestões para próximas atividades gastronômicas no evento do Câmpus.

Reciclagem

Oficineiro ensina técnicas de corte e pintura em pneusO colaborador do IFG/Câmpus Formosa, Ilton Corrêa dos Santos, conhecido como “Jamaika”, mais uma vez mostrou que é possível a reutilização de materiais que costumam ser jogados no meio ambiente, como pneus. A oficina Reciclagem de Pneus reuniu alunos e servidores no saguão de Bloco Acadêmico na tarde de ontem. Jamaika provocou a criatividade dos participantes, ensinando a dar novas formas de uso aos pneus, com o corte adequado e a pintura do material.

Quem participou teve oportunidade de interação e aprendeu novas técnicas para promover mudanças ambientais, sociais e econômicas.

Veja álbum de fotos no Facebook: Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa