Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Quatro cursos técnicos participam da Cerimônia de Certificação do Ensino Médio Técnico
solenidade

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 19h51 | Última atualização em Sexta, 05 de Abril de 2024, 18h21

Falas representam lembranças, aprendizagens, agradecimentos e muita emoção na despedida do ensino médio

Coordenadora Rejane Costa entrega certificado ao formando da EJA-Informática, Rogério Alan Bezerra

O Auditório do Câmpus Nordeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG), em Formosa, foi palco, na noite da última sexta-feira, 8 de março, da Cerimônia de Certificação dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG). Participaram do evento os formandos de 2023 dos cursos técnicos integrados em Biotecnologia, Saneamento, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática.

Público assiste à cerimônia na UEG

Inicialmente, a solenidade seria realizada no dia 9 de fevereiro, no Teatro Guaiá do Câmpus Formosa. Entretanto, com as fortes chuvas ocorridas na região nos dias 8 e 9 de fevereiro que acarretaram inundações e estragos em vários pontos da cidade, inclusive no teatro do IFG, o evento precisou ser adiado. Com a colaboração da UEG, que cedeu o espaço para o IFG, a nova data chegou, trazendo de volta a alegria e a ansiedade dos formandos, familiares e amigos. A casa estava cheia para assistir à entrega dos certificados de conclusão de cursos técnicos e do ensino médio.

Composição da Mesa Diretiva na última sexta

Participando da Mesa Diretiva estavam o diretor-geral do Câmpus Formosa, professor Thiago Gonçalves Dias; o representante da Chefia de Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Gustavo Chaves; e os coordenadores dos cursos de Biotecnologia, Saneamento, Edificações e Manutenção e Suporte em Informática, professores Thaís Amaral, Oberdan de Ataídes, Divino Gabriel Pinheiro e Regiane Costa, respectivamente.

Emoção

Juramentista Lunna Arrais, do curso de Biotecnologia

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro e o juramento dos cursos técnicos, proferido pela estudante de Biotecnologia, Lunna Luiza Nunes Arrais, foi dado início ao momento dos oradores das turmas. O primeiro pronunciamento foi do formando de Manutenção e Suporte em Informática da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), Salvador Spíndola de Ataídes Filho.

Orador de Informática, Salvador Filho, e oradora de Edificações, Josefa da Silva

Salvador mencionou as aprendizagens adquiridas pelos estudantes da EJA. “Aprendemos a ser resilientes, a enfrentar obstáculos com determinação e a apoiar uns aos outros nos momentos difíceis. Essas lições nos moldaram e nos transformaram em pessoas mais fortes e maduras”, declarou. Por sua vez, a oradora do curso de Edificações – Educação de Jovens e Adultos, Josefa Luiza Pereira da Silva, resgatou conquistas alcançadas ao longo da trajetória no IFG e do papel transformador dos novos técnicos: “Que possamos aplicar todo o conhecimento adquirido aqui de maneira positiva e transformadora. Que possamos contribuir para a sociedade, para as nossas comunidades e para o mundo de forma significativa”.

Oradoras de Saneamento e de Biotecnologia, Ana Paula Lessa e Souza e Eduarda Machado de Andrade

As formandas de Biotecnologia e Saneamento, Eduarda Machado de Andrade e Ana Paula Lessa e Souza, lembraram que suas turmas foram as primeiras a serem selecionadas por sorteio e as últimas a assistirem a aulas remotas no IFG. “A escola é um meio de socialização necessário ao jovem. Ficar longe da escola, longe da socialização, não foi bom para a gente, mas nós enfrentamos. Nós conseguimos. Fomos os bingos. Os bingos originais. Os primeiros com o sorteio e os últimos que tiveram aula remota aqui. Hoje se encerra uma Era”, enfatizou Ana Paula. Do mesmo modo, Eduarda reconheceu a importância da turma na construção da Instituição: “O IFG estará sempre marcado por nós, pois fomos responsáveis pelo início de uma nova fase e deixamos a responsabilidade de continuar essa jornada para nossos colegas que ficam”.

8 de março

Professores Thiago e Oberdan

O Dia Internacional da Mulher não passou despercebido. O diretor-geral, professor Thiago, lembrou a data marcante e parabenizou todas as mulheres presentes, assim como as servidoras que estavam em outras atividades do IFG e que, naquele momento, não puderam comparecer no evento. “É um momento oportuno para reconhecer e homenagear a força, determinação e contribuição das mulheres em nossa comunidade acadêmica e na sociedade como um todo”, declarou o gestor. Parabenizando os formandos, Thiago convidou o coordenador do curso de Saneamento, professor Oberdan, para dizer algumas palavras aos, então, egressos.

“Esse é um processo único, esse processo que vocês passaram, porque neste país hoje, menos de um terço dos jovens e adultos terminam o ensino médio. Então vocês podem se considerar ‘privilegiados’ ”, analisou Oberdan, relembrando da realidade da educação brasileira e salientado que também se trata de “uma responsabilidade, porque poucos tiveram acesso”. O coordenador disse ainda esperar que ele e os demais professores tenham sido “responsáveis pela consolidação, sedimentação dos saberes, mas, para além dos saberes, da vivência e da amizade”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa