Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG recebe 26,7 milhões do MEC para obras de infraestrutura
Investimento

IFG recebe 26,7 milhões do MEC para obras de infraestrutura

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 22 de Julho de 2024, 17h48

Início das obras do restaurante estudantil do Câmpus Formosa

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu do Ministério da Educação (MEC) R$ 26,7 milhões, de 2023 a junho de 2024, para investimento em obras de infraestrutura nos Câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Inhumas, Uruaçu, Senador Canedo e no Polo de Inovação. Os recursos integram a ação de consolidação do Novo Plano de Aceleração de Crescimento (Novo PAC) do governo federal.

Os repasses estão sendo utilizados nas obras dos blocos acadêmicos dos câmpus Goiânia Oeste e Senador Canedo; na construção dos restaurantes estudantis dos câmpus Águas Lindas, Anápolis, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste e Inhumas; na construção dos ginásios poliesportivos dos Câmpus Uruaçu e Senador Canedo; e nas obras de reformas elétricas dos Câmpus Goiânia e Inhumas, as quais se encontram em andamento. Os repasses também foram destinados à construção do Polo de Inovação do IFG, obra que foi concluída em fevereiro de 2024.

Quando estiverem concluídas, as obras beneficiarão a comunidade acadêmica e a população da região atendida pelas unidades.

Investimento

Até 2026, estão previstos mais R$ 950,8 milhões de investimento voltados à melhoria de infraestrutura dos institutos federais em todo o Brasil, totalizando R$1,4 bi na consolidação da rede federal. A fase de consolidação dos câmpus já existentes, em âmbito nacional, conta com a construção de restaurantes estudantis, bibliotecas, salas de aula, quadras poliesportivas, auditórios, laboratórios, além de ampliações e melhorias nas escolas.

A reitora do IFG, professora Oneida Irigon, falou sobre as obras em andamento no IFG.  “Os investimentos do MEC no IFG fazem uma diferença significativa. Com infraestrutura melhorada e ampliada, além de equipamentos modernos, o Instituto certamente estará mais qualificado para ofertar uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade socialmente referenciada. Essa melhoria não apenas beneficia os alunos diretamente, proporcionando-lhes melhores condições de aprendizado que impactará a permanência e o êxito, mas também contribuirá para o fortalecimento socioeconômico e cultural e, também, para o fortalecimento dos arranjos produtivos nas regiões atendidas pelo IFG”, destacou a gestora.

O secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, destacou que a consolidação e a expansão — 100 novos câmpus de instituto federal —, associadas ao aumento do orçamento, simbolizam o fortalecimento e a valorização das instituições federais de ensino por parte do governo federal. “Esse investimento tem impacto direto nas mais de 650 unidades da rede federal, gerando melhor atendimento aos estudantes e à comunidade em geral. Estamos atendendo uma demanda de anos, com grande volume de recursos do governo federal até 2026”, ressaltou Bregagnoli.

Novos câmpus

Este ano o governo federal lançou o plano de expansão de 100 novos câmpus de institutos federais pelo Brasil. O IFG foi contemplado com duas novas unidades, nos municípios de Quirinópolis e Cavalcante. O valor que será investido na construção e na aquisição de equipamentos e mobiliário de cada unidade é de R$ 25 milhões. Os dois novos câmpus do IFG, quando estiverem em funcionamento, ofertarão 1.400 vagas cada, majoritariamente de cursos técnicos. Com a expansão, o IFG passa a ter 16 câmpus espalhados em todo o estado.

As áreas para a instalação dos novos câmpus Cavalcante e Quirinópolis já foram doadas ao IFG e toda a documentação técnica inicial para a implantação das novas unidades já foram enviadas à SETEC/MEC pela Reitoria. A próxima etapa é a licitação e execução das obras de implantação das novas unidades, que se encontram atualmente em fase de planejamento interno.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e do Instituto Federal de Goiás