Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aberto o período de inscrição para compor a CISSP
Saúde do Servidor

Aberto o período de inscrição para compor a CISSP

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 27 de Setembro de 2018, 20h01

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público foi tema abordado em reunião conduzida pelo SIASS do IF Goiano e IFG

Para esclarecer sobre exames periódicos e informar sobre a instalação da Cmissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) no Câmpus Formosa, a Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor (CRHAS) promoveu, na tarde de ontem, reunião com os servidores e equipe do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal (SIASS) do Instituto Federal Goiano e Instituto Federal de Goiás (IFG). O assistente social Emerson Ferreira Neri e a médica Paula Christina de Abrantes Figueiredo representaram o SIASS.

O Câmpus Formosa integra o primeiro grupo de câmpus do IFG a realizar os exames periódicos. Junto com ele estão os Câmpus Luziânia, Águas Lindas e Valparaíso. “Resta à gente abraçar essa ideia de prevenção da saúde”, afirma a doutora Paula.

A dupla apresentou as ações realizadas na área de saúde pelo SIASS, como Alimentação Saudável, Combate ao Assédio Moral e Sexual, Atuação Intersetorial, CISSP, entre outras, e abordou a importância dos cuidados com a saúde no ambiente de trabalho. “Os exames permitem prevenir muitas doenças, levando em conta a função de cada um”, declarou a médica.

Segundo levantamento do SIASS, as síndromes que mais motivaram o afastamento de servidores em 2017 foram as Síndromes Depressivas, somando 32% dos casos analisados, seguidas pelas maníacas, 16%. Para os agentes de saúde, não é costume realizar a prevenção de doenças, mas é algo indispensável. “Na nossa cultura a gente espera ficar doente antes de agir”, alertou a doutora Paula Christina.

Emerson abordou a CISSP, que será instaurada em todos os câmpus do IFG. A CISSP é uma comissão que tem por objetivo promover ações voltadas para a saúde e a humanização do trabalho, desenvolver a responsabilidade no gerenciamento da vigilância e promoção da saúde e valorizar e estimular a participação dos servidores.

Formação da CISSP

A Comissão deve ser constituída nos câmpus por até 5% do total do quadro de servidores, o que corresponde a 6 servidores para o Câmpus Formosa. Até o momento, dois nomes foram elencados para participar da Comissão, o da coordenadora do CRHAS, Francione Neris de Sousa, e da psicóloga Amanda Palla.  Demais interessados deverão procurar o CRHAS do Câmpus. O presidente será indicado pelos demais membros.

Os membros participarão de reuniões ordinárias mensais e extraordinárias, seguirão um calendário pre-estabelecido e terão expediente normal de trabalho. Como competência da CISSP estão identificar os riscos no trabalho, propor medidas preventivas e corretivas para os problemas identificados, inspecionar periodicamente os postos, divulgar informações sobre segurança e saúde no trabalho e elaborar plano de trabalho anual.

Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa