Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para instrutores formadores do Projeto Sanear Cidades encerram-se domingo
Início do conteúdo da página

Inscrições para instrutores formadores do Projeto Sanear Cidades encerram-se domingo

Criado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2017, 14h43 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 14h37

Profissionais com experiência comprovada em mobilização social ou em plano de saneamento, servidores do Instituto Federal de Goiás ou não, podem se inscrever até o próximo domingo, dia 5, para a seleção de instrutores formadores, que vão atuar no Projeto Sanear Cidades, desenvolvido numa parceria IFG/FUNASA. As inscrições devem ser realizadas somente via internet, na página eletrônica do projeto.

São duas vagas de instrutores formadores, que serão responsáveis por ministrarem oficinas de capacitação aos técnicos municipais selecionados para participar da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de cada município que será beneficiado pelo projeto. As vagas são para as áreas de Socioeconomia/Mobilização Social e Saneamento Ambiental.

Cada candidato poderá inscrever-se apenas para uma vaga. A seleção será feita em única etapa, por meio da avaliação de títulos, mas há requisitos prévios. Os candidatos a instrutor formador na área de Socioeconomia/Mobilização Social devem ser graduados em Serviço Social ou em áreas relacionadas às ciências humanas. Para a área de Saneamento Ambiental, o requisito é a graduação em Engenharia Ambiental ou Engenharia Sanitária, Engenharia Civil, Agronomia ou Tecnologia em Saneamento Ambiental, Tecnologia em Construção Civil ou Arquitetura e Urbanismo.

Os selecionados deverão ministrar as oficinas de acordo com o conteúdo programático e com o material didático do Projeto Sanear Cidades. A oficina sobre Plano de Mobilização Social vai abordar a questão do planejamento dos procedimentos, estratégias, mecanismos e metodologias que serão aplicados ao longo de todo o período de elaboração do PMSB, para garantir a efetiva participação social.

A outra oficina, a ser ministrada aos técnicos municipais participantes, é sobre Diagnóstico Técnico-Participativo. Nela, o instrutor formador vai tratar da elaboração do diagnóstico municipal, abrangendo as áreas rural e urbana, incluído os quatro componentes do saneamento básico, quadro epidemiológico e de saúde, indicadores socioeconômicos e ambientais, além de toda informação correlata de setores que integram o saneamento.

Treinamento

Os candidatos classificados deverão participar obrigatoriamente de treinamento específico para atuar como instrutor formador. O treinamento será realizado em período e em local oportunamente definido e divulgado. E o candidato convocado que não participar do treinamento, por qualquer motivo, será considerado desistente da vaga.

O Projeto Sanear Cidades é fruto da parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e o Instituto Federal de Goiás (IFG) para capacitar e apoiar tecnicamente municípios selecionados com menos de 50.000 habitantes para a consolidação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). É oriundo da assinatura conjunta, entre as duas instituições, de um Termo de Execução Descentralizada, em 2014.

Acesse o edital de seleção: http://www.ifg.edu.br/projetoifg-funasa/index.php/editais/150

Acesse a página do Projeto Sanear Cidades: http://www.ifg.edu.br/projetoifg-funasa/

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página