Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento OcuparTe propõe discussão sobre movimentos sociais no Câmpus Goiânia
Início do conteúdo da página

Evento OcuparTe propõe discussão sobre movimentos sociais no Câmpus Goiânia

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 22 de Fevereiro de 2017, 15h33

De 16 de fevereiro a 18 de março será realizado no IFG – Câmpus Goiânia o OcuparTe. O evento reunirá diversas atividades e oficinas com o intuito de discutir os movimentos sociais que ocorreram no Brasil em 2016, dentre eles as mobilizações que desencadearam as ocupações estudantis de diversas instituições de ensino e a greve dos servidores da educação, motivadas pelas propostas de reforma do ensino médio e de congelamento dos gastos públicos em áreas essenciais.

A ideia da realização do OcuparTe partiu do Departamento de Áreas Acadêmicas I, que tem como chefe a professora Sônia Lobo. De acordo com ela, o colegiado do departamento percebeu a necessidade de fazer uma reflexão sobre o significado dos manifestações ocorridas em todo o país no ano passado e, consequentemente, as reações controversas geradas a partir do desencadeamento dessas mobilizações.

Ainda segundo a chefia do departamento, o OcuparTe propõe promover essa discussão e reflexão sobre o contexto das reivindicações sociais de 2016 ao integrar pensamento e arte. Professores, servidores, alunos e convidados de outras instituições atuarão como colaboradores das atividades.

Ao todo, serão 12 oficinas que envolverão interação, debate e reflexão da temática proposta pelo evento. As atividades são abertas a toda comunidade do IFG – Câmpus Goiânia e os interessados deverão se inscrever por meio desse link.

A programação conta oficinas de lambe-lambe e instalação, sessões de cinema, conferências e um café da manhã, que será realizado no encerramento do evento, momento em que os participantes também apresentação performance em formato de flash mob. Abaixo segue o cronograma de todas atividades:

Faça sua inscrição aqui.

Acesse aqui o minicurrículo dos palestrantes.

 

Programação

Dia 16/2
Preparação da performance
Com Julio Van e Ronan Gil
Horário: 14h00
Local: Sala de dança
Número de vagas: aberto
Descrição da atividade: Performance cênica estilo flash mob, utilizando teatro, dança, música e artes visuais com o objetivo de produzir uma intervenção espaço temporal dos sentidos do que seja ocupar o mundo, o tempo com o corpo em todas as sua dimensões.

 

Dia 22/2
Oficina lambe-lambe
Responsável: James Dean
Hora:17 às 19 hs
Local: Ateliê II
Número de vagas: 20
Materiais necessários: papel encorpado, tinta guache, fita Adesiva
Descrição da atividade: Refletir sobre o uso de várias linguagens artísticas para produção de conteúdo e confecção de lambes, em diálogo com sua importância histórica e com o cenário urbano. Compreender e realizar o processo de produção de lambes, desde a montagem do papel, passando pelo estudo de proporções, cores, contornos, até a finalização e aplicação do material.

Dia 23/2
Preparação da performance
Responsáveis: Julio Van e Ronan Gil
Horário: 14h
Local: sala de dança
Número de vagas: aberto

 

Dia 1º/3
Oficina de Instalação
Responsável: Maria Adelaide Jordão
Hora: 17 as 18:30
Sala: Ateliê
Número de vagas: 10
Descrição da atividade: Interferir esteticamente na visualidade de objetos existentes no IFG (banco do pátio e painel) ressignificando-os ao contexto do evento. A partir da preparação dos suportes, banco e painel, estes serão transformados com a inserção de tintas, cores, escrita e colagem, utilizando material produzido pelos alunos das oficinas literária e de Lambe-lambe, em duas propostas diferentes.
Público alvo: alunos que possuam habilidade manual ou que tenham interesse em manusear cores, tintas, canetão, trinchas, tesoura e cola.
Material necessário para o aluno: jornais velhos, preferencialmente com matérias relacionadas ao movimento de ocupação dos alunos nas escolas; recipientes com tampa, tipo pote de sorvete, pote de margarina grande; pano velho para limpeza de pincéis e trinchas (camiseta velha)

 

Dia 6/3
Oficina de Instalação
Responsável: Maria Adelaide Jordão
Horário: 16:30 às 18:30
Local: Atelie/patio
Número de vagas: 10
Materiais necessário

 

Dia 7/3
Sessão de cinema e debate. Filme: “A Onda”.
Responsável: prof° Murilo de Camargo Wascheck
Horário: 14h às 16h30
Numero de Vagas: 80
Local: Cinemateca

 

Dia 8/3
Oficina de vídeo
Responsável: Shirley Elias
Horário: 14h às 16 h
Local: Ateliê
Número de Vagas: 15
Materiais necessários: celular com memória para baixar aplicativos de vídeo.
Descrição da atividade: Mapeamento afetivo da trajetória pessoal no Instituto Federal de Goiás, pensando-o como organismo vivo de símbolos, histórias, cultura, em um âmbito de múltiplas visualidades.  A coleta de materiais, reflexões e conclusões desembocará na confecção de narrativas fílmicas (curta-metragem de um minuto) pelos alunos acerca dos espaços e estruturas mapeados. O principal objetivo é fazê-los contar suas histórias de vida dentro do IFG por meio de narrativas fílmicas de um minuto e verificar aspectos ligados ao que é coletivo contextual e social, estudantil, consequentemente auxiliando no processo de formação e identidade. 
Para esta oficina será necessário baixar os aplicativos Kine Master pró, e/ou Powerdirector, e/ou Flipagran, e/ou Flipaclip.  Espera-se o uso de texto (planejamento) e posterior produto final filmíco, com áudio, imagem, usando possivelmente Google Maps, Wordle, Inkle Writer, Story Buider, Audacity, PodoMatic, Photostory, LittleBirdtales, Storybird, Voicethread,  meograph, entre outros.

Oficina de Instalação
Responsável: Maria Adelaide Jordão
Horário: 16:30 às 18:30
Local: Atelie/patio
Número de vagas: 10

 

Dia 9/3
“Video debate: O fim do sonho americano”
Responsável: Humberto Paixão
Horário: 9h
Local: Teatro

Performance
Responsáveis: Julio Van e Ronan Gil
Horário: intervalo de aula
Local: Ginásio de esporte
Número de vagas: aberto

 

Dia 13/3
Oficina de Instalação
Responsável: Maria Adelaide Jordão
Horário: 16:30 às 18:30
Local: Atelie/patio
Número de vagas: 10

 

Dia 14/3
Oficina de vídeo
Responsável: Shirley Elias
Horário: 14h às 16 h
Local: cinemateca
Número de Vagas: 15
Materiais necessários: celular com memória para baixar aplicativos de vídeo.

 

Dia 15/3
Conferência: “Primavera Secundarista; projetos e práticas educacionais: narrativas digitais em disputa”
Professora Alexia Pádua (UFU)
Responsável: Joana Peixoto
Horário: 14:30
Local: Cinemateca
Número de vagas: 80
Ementa da palestra: Nesta palestra, temos o objetivo de discutir como, no movimento estudantil que ocorreu no segundo semestre de 2016 e que ficou conhecido como “Primavera Secundarista”, os jovens do ensino médio se apropriaram das mídias sociais para compartilhar seu movimento, seus ideais e concepções de educação em contraposição a representações conservadoras de escola e juventude. A análise das postagens produzidas por estudantes de Uberlândia, MG, e os comentários publicados em algumas delas, permitiram a compreensão de como eles desenvolveram no cotidiano escolar ocupado práticas pedagógicas diferentes das vivenciadas no cotidiano escolar rotineiro, de como utilizaram as mídias sociais para criar redes de apoio e aproximar a educação básica e o ensino superior e também como dialogaram com as manifestações de intolerância publicadas em suas postagens.

 

Oficina de Instalação
Responsável: Maria Adelaide Jordão
Horário: 16h30 às 18h30
Local: Atelie/patio
Número de vagas: 10

 

Dia 18/3
FESTIVAL: Momento de socialização das atividades propostas durante a Ação: OcuparTe
Café da manha coletivo (cada participante leva algo para socializar com o grupo)
Responsável: Gleice
Horário: 8:30
Local: sala de professores 

Exibição de vídeos sobre movimentos sociais no IFG/debate

Horário: 9h30 às 10h30
Local: Cinemateca
Responsável: Shirley Elias

Performance
Horário:10:45 a 11:15
Local: Pátio
Responsável: Julio Van/Ronan Gil

Instalação
Horário: 11h15 às 12h00
Local: Pátio
Responsável: Maria Adelaide Jordão

Fim do conteúdo da página