Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa Miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia

Inscrições abertas para o Programa Miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia

Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 12h30 | Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2019, 17h04

Podem participar do programa estudantes dos 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio

Palestra de apresentação do Programa Minempresa 2019 ocorreu na manhã de hoje, 21, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

Na manhã desta quinta-feira, 21, foi realizado, no Teatro do IFG, o chamamento aos alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados para que participem da edição 2019 do Programa Miniempresa no Câmpus Goiânia. O Programa Miniempresa é uma realização da associação educativa sem fins lucrativos Junior Achievement Goiás, que proporciona aos estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas experiências práticas em negócios por meio da organização e operação de uma empresa. Os alunos interessados podem se inscrever até o dia 25 de fevereiro, preenchendo o formulário de inscrição, que está disponível e deverá ser entregue na Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia.

Na jornada do programa, os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. No Câmpus Goiânia, a execução do programa conta com o apoio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) e da Coordenação de Eventos.

Na palestra de apresentação do Miniempresa 2019, os estudantes do Câmpus Goiânia puderam tomar conhecimento do programa e esclarecer dúvidas com a gestora de projetos da Junior Achievement Goiás, Jacqueline Firmino. Houve ainda um bate-papo com os alunos do Câmpus Goiânia que participaram da edição 2018 do programa e criaram a miniempresa Jaguarde S.A/E, que foi um sucesso no ano passado e conquistou sete prêmios no programa ( Leia mais sobre a Jaguarde S.A/E).

Alunos da edição 2018 do Programa Miniempresa, que criaram a Jaguarde S.A/E, falaram dos desafios da jornada, durante o encontro.
Alunos participantes da edição 2018 do Programa Miniempresa, que criaram a Jaguarde S.A/E. Eles falaram dos desafios da jornada, durante o encontro.

No encontro, outro participante que destacou a importância do Programa Miniempresa em sua carreira foi o egresso do curso de Engenharia de Transportes, Kelves Vinícius Souza, que também cursou o extinto curso técnico integrado em Trânsito e atuou no programa, em 2012, no desenvolvimento da miniempresa Kangaroo. Para Kelves, a participação no Miniempresa possibilitou a definição de sua carreira profissional e a abertura de oportunidades.

“Quando eu entrei no programa, eu juntei a experiência que eu tinha no curso técnico integrado e a experiência com o empreendedorismo, e pude sair da minha zona de conforto. Eu vi na miniempresa, naquele ambiente empreendedor, uma chance de me encontrar profissionalmente e pessoalmente. Até a escolha pela área de Engenharia (de Transportes), para mim, foi uma escolha empreendedora”, revela Kelves. Ele conta que não se desligou do programa e nem do desejo de voluntariar em prol do empreendorismo; hoje, atua como gerente de eventos do Núcleo de EX-Achievers (NEXA) da Junior Achievement Goiás, que reúne os ex-participantes do Programa Miniempresa.

Egresso, Kelves Vinícius Souza, falou da importância de ter participado do Programa Miniempresa.
Egresso do Câmpus Goiânia, Kelves Vinícius Souza, falou da importância de ter participado do Programa Miniempresa, durante a palestra.

Inscrição

Os alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Câmpus Goiânia interessados em participar da edição deste ano do Programa Miniempresa precisam preencher o formulário de inscrição, que foi entregue na palestra, ou então retirá-lo na Coordenação de Eventos do câmpus. Os alunos menores deverão obter a autorização dos pais ou dos responsáveis para participar da jornada Miniempresa.

O prazo de inscrição para os alunos do câmpus encerra-se na próxima segunda-feira, 25. Os candidatos inscritos serão selecionados com base na avaliação das respostas concedidas no formulário de inscrição. Para formar a miniempresa na unidade, são necessários o mínimo de 25 alunos e no máximo 35. Se houver um número de candidatos interessados além do limite máximo, há a possibilidade de se criar duas miniempresas no câmpus.

A jornada do Programa Miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia terá início no dia 18 de março, numa aula inaugural que será realizada no Centro de Convenções de Goiânia, onde se reunirão as equipes de miniempresas das instituições de ensino participantes. No Câmpus Goiânia, os encontros do programa serão realizados nas quintas-feiras, das 18h às 21h30 e a jornada se encerrará na última semana de junho de 2019.

Inscrições para o Programa Miniempresa 2019 do Câmpus Goiânia

Público-alvo: Alunos dos 3º anos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

Prazo de inscrição: Entrega do formulário de inscrição no programa, até o dia 25 de fevereiro, na Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia