Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Edição 2019 do Conhecendo o IFG inicia com visita do Colégio Estadual Murilo Braga
Extensão

Publicado: Segunda, 18 de Março de 2019, 15h48 | Última atualização em Segunda, 18 de Março de 2019, 15h48

É a primeira vez que estudantes do colégio participam do projeto Conhecendo o IFG

Ao todo, 60 estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Murilo Braga visitaram o Câmpus Goiânia no projeto Conhecendo o IFG na manhã desta segunda-feira, 18.

Dando início à temporada 2019 do projeto Conhecendo o IFG, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu na manhã de hoje, 18, 60 estudantes do 3º ano do Colégio Estadual Murilo Braga, que fica no setor Vila Nova, em Goiânia. Para este ano, estão programadas mais de 20 escolas que participarão desse projeto institucional, que recebe periodicamente estudantes de escolas municipais e estaduais para divulgar as oportunidades oferecidas pelo IFG, especialmente pelo Câmpus Goiânia.

É a primeira vez que estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga visitam a unidade; e isso foi possível graças à articulação de 10 estudantes do curso de Letras-Português do Câmpus Goiânia que realizam a iniciação à docência no colégio. Por meio desses alunos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do apoio da coordenadora do PIBID do curso de Letras, professora Deusa Castro e da professora Alita Paraguassu e também da docente e supervisora do PIBID no colégio estadual, Quitéria França, a turma foi recebida no projeto Conhecendo o IFG.

“Isso, para eles (estudantes), é muito bom ter esse contato. A nossa escola tem tão pouca estrutura. E eles veem esse mundo cheio de estrutura, muito bacana. E quem sabe isso abra novos horizontes para eles. Aumente a possibilidade de sonhos”, ressalta a professora do Colégio Estadual Murilo Braga, Quitéria França, a respeito da visita da turma ao Câmpus Goiânia.

Logo após a palestra e a exibição dos vídeos dos cursos na Cinemateca, o grupo participou de uma visita guiada por alguns laboratórios, Teatro do IFG, biblioteca e demais espaços de convivência da unidade.

Entre os alunos visitantes que ficaram entusiasmados com o tour pelos laboratórios foi a estudante Sabrina Danyelle Cardoso, que está no 3º ano. Para ela, a visita foi importante para repensar o curso superior que deseja realizar. “Eu tinha interesse em Engenharia Civil, mas depois que a gente passou por essa experiência, eu me interessei mais pela Engenharia Mecânica”, revela a aluna.

Estudante Sabrina Danyelle Cardoso disse que gostou de conhecer o laboratório de Engenharia Mecânica do Câmpus Goiânia.

Quem também curtiu conhecer o Câmpus Goiânia foram os amigos e estudantes, Jonathas Conceição e Kayo Gabriel, que cursam o 3º ano no colégio estadual. Para Kayo, a visita foi muito boa e ele disse que ainda decidirá qual curso deseja fazer, mas a área que mais lhe chamou a atenção na visita foi a Engenharia Mecânica. Já para Jonathas Conceição, o Câmpus Goiânia passou uma ótima impressão: “Eu achei um câmpus super receptivo. É muito interessante essa parada de os alunos puderem vir aqui para abrir as suas mentes. Gostei muito de mineração e de biologia também”.

Estudantes Jonathas Conceição e Kayo Gabriel participaram da visita ao câmpus pelo projeto Conhecendo o IFG.

Outro estudante que só tinha elogios para o Câmpus Goiânia era Eliseu Weverthon. Segundo ele, sempre estudou em escolas públicas, e a visita de hoje foi a primeira oportunidade de conhecer uma instituição de ensino pública federal. Ele disse ter ficado muito feliz, curtiu ver os gatinhos, que são os mascotes do câmpus, e pretende fazer um curso na área de biológicas. “Eu vou pesquisar mais sobre o que eu quero e vai dar certo”, destaca o aluno Eliseu.

Estudante Eliseu Weverthon disse que  foi a primeira vez que conheceu uma institutição pública federal de ensino, durante a visita ao Câmpus Goiânia.
Estudante Eliseu Weverthon disse que foi a primeira vez que conheceu uma instituição pública federal de ensino, durante a visita ao Câmpus Goiânia.

Neste ano, o Projeto Conhecendo o IFG, que é organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Coordenação de Eventos do Câmpus Goiânia, está com a programação de  mais de 20 escolas públicas que participarão do projeto. As visitas das escolas ocorrerão nas segundas-feiras em sua maioria. De 6 de agosto a 20 de setembro de 2019, será realizada ainda a Maratona do Conhecendo o IFG, que se trata de um intensivão do projeto, cujo foco é a divulgação dos processos seletivos com inscrições abertas para o ingresso na Instituição.

Confira mais fotos da visita e do projeto Conhecendo o IFG na página do IFG - Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia