Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Campus Party Goiás termina com grande participação da comunidade do IFG na programação
Início do conteúdo da página
#CPGoiás

Campus Party Goiás termina com grande participação da comunidade do IFG na programação

Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2019, 09h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2019, 13h08

O IFG foi a Instituição com maior número de projetos apresentados na Campus Future

Programação da Campus Party Goiás termina e contabiliza mais de 60 mil pessoas que visitaram o evento
Programação da Campus Party Goiás termina e contabiliza mais de 60 mil pessoas que visitaram o evento

Após cinco dias de programação, terminou no domingo, 8, a primeira edição em Goiás da Campus Party, maior evento de imersão tecnológica do mundo e que foi realizado em Goiânia, no Passeio das Águas Shopping. A Campus Party Goiás foi marcada pela grande participação da comunidade acadêmica do Instituto Federal de Goiás (IFG) desde o início do evento, no dia 4. Para o professor do Câmpus Goiânia do IFG, embaixador Include e um dos responsáveis por articular a realização da Campus Party Goiás, Sanderson Macedo (Sandeco), o balanço dessa primeira edição foi positivo.

“O IFG é o campeão da Campus Party com seus projetos na Campus Future”, comemora o professor do Câmpus Goiânia do IFG e embaixador Include, Sanderson Macedo (Sandeco).

 

“Todo campus (do IFG) tinha que ter um pouco da Campus”, enfatiza o professor Sandeco. Ele ressalta que a Campus Party Goiás permite discutir o futuro e mostra que o meio acadêmico precisa se renovar, proporcionando mais alegria nas relações de ensino e aprendizagem. O docente foi um dos palestrantes do 1º Fórum Internacional do Futuro do Trabalho, homem ou máquina?, organizado pelo Instituto Campus Party e que teve por objetivo discutir as transformações digitais e os seus impactos no ambiente de trabalho.

Painel:
Painel: "O Futuro do Trabalho no âmbito educacional", no 1º Fórum Internacional do Futuro do Trabalho

 

Em um dos painéis do Fórum, foi debatido o tema: O Futuro do Trabalho no âmbito educacional, com a participação do professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sandeco,do professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Anderson da Silva Soares, com mediação da consultora Heloisa Menezes, na tarde do dia 6, no palco Entrepreneurship.

Segundo o professor Sandeco, as novas tecnologias modificaram as formas de ensinar e de aprender. Com a Internet e as redes sociais, o conhecimento se torna público e compartilhado, e essas mudanças provocam alterações nos papéis de professor e aluno. “A questão não é mais a transmissão do conhecimento. O grande lance agora é que eu (professor) vou transmitir a minha experiência para meu aluno, porque essa sim pertence a mim. E a máquina não pode simular a experiência que tenho em relação a um conteúdo específico”, considera. Segundo uma perspectiva educacional, Sandeco considera que o professor deve se tornar um grande mentor, e não apenas transmitir um conteúdo. Para ele, a educação será mediada por relações cada vez mais horizontais no compartilhamento do conhecimento entre professores e estudantes.

Outra docente do Câmpus Goiânia do IFG que também fez questão de aproveitar a Campus Party Goiás para atualizar seus conhecimentos foi a professora Sandra Faria, do departamento acadêmico 1. Em sua primeira Campus Party, ela conta que o envolvimento de alunos no evento a motivou a participar da programação e conferir temas, como economia criativa, sendo uma boa oportunidade para ouvir profissionais e aprender conteúdos que possam agregar nas disciplinas que ministra.

Campus Future
Além das palestras (Talks), workshops, o Fórum Internacional do Trabalho e mais a presença de alunos e professores nas bancadas do IFG e muitos outras atividades em que a comunidade ifegeana marcou presença na Arena do evento, nos últimos dias, 7 e 8, a Instituição também se destacou na mostra de projetos na Campus Future. Na área gratuita e aberta ao público, foram expostos 13 projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos dentro da Instituição e que possuem impacto social relevante.

Na Campus Future, a grande quantidade de pessoas que circulou no espaço pode conhecer de perto soluções tecnológicas criadas por representantes dos câmpus Inhumas, Goiânia, Senador Canedo e Aparecida de Goiânia do IFG. Entre esses, os que têm a participação de alunos, professores e egressos do Câmpus Goiânia do IFG são, ao todo, seis projetos de títulos: Monitoramento de Poluição Atmosférica em Goiânia utilizando Nariz Eletrônico; Sky Rocket Team; Desenvolvimento e construção de um carro modelo fórmula para competição Fórmula SAE; Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado; Luvas Transceptoras; Hardware para medir o tempo de reação.

Dentre os projetos do IFG no Programa Campus Future, os destaques na #CPGoiás foram para: 1º - Luvas Transceptoras; 2º - SmartCap e Smartshoes: provendo acessibilidade a deficientes visuais por meio da Internet das Coisas e 3º - Automatização de Sistema de Abastecimento de Reservatórios de Água Compartilhado. (Leia mais sobre esses projetos apresentados na Campus Future).

Na Campus Future, além da divulgação científica desse projetos para o público externo, também foi uma oportunidade para que os pesquisadores pudessem estabelecer contatos com profissionais interessados em viabilizar a aplicação dessas inovações no mercado.

 Desenvolvimento e construção de um carro modelo fórmula para competição Fórmula SAE foi um dos projetos do Câmpus Goiânia na Campus Future
"Desenvolvimento e construção de um carro modelo fórmula para competição Fórmula SAE" foi um dos projetos do Câmpus Goiânia apresentados na Campus Future


Balanço do evento
Tanto para quem foi ao evento quanto para quem acampou, o balanço entre os campuseiros é de que a experiência dessa primeira Campus Party Goiás foi sensacional. De acordo com a organização do evento, a #CPGoiás contabilizou um público de mais de 60 mil pessoas que visitaram a Open Campus (área gratuita e aberta ao público). Ao todo, foram 7 mil campuseiros inscritos no evento, sendo 2,5 mil acampados. Na programação, foram mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops.

Entre os campuseiros , estava o estudante de Engenharia de Controle e Automação do Câmpus Goiânia do IFG, André Fiusa. Ele disse que essa foi a sua terceira participação numa edição da Campus Party e, mesmo ocorrendo em sua cidade, o estudante fez questão de imergir no evento e aproveitar tudo ficando instalado na área Camping. Para André Fiusa, a Campus Party significa aprendizados sobre empreendedorismo, robótica, aplicação de Inteligência artificial e, especialmente, uma oportunidade de conhecer pessoas de vários lugares e de estabelecer o networking.

Mesmo quem não acampou pode conferir a Campus Party Goiás. Do Câmpus Goiânia, estudantes e servidores aproveitaram as caronas nos ônibus disponibilizados pela unidade para o transporte até o evento, entre os dias 5 e 6. Entre esses que curtiram o evento, estavam o trio de amigos e alunos da Engenharia Cartográfica e de Agrimensura do Câmpus Goiânia, Gustavo Rodrigues, João Pedro de Sousa e Guilherme de Sousa. Para Guilherme Rodrigues, o evento aborda muitas práticas tecnológicas e que se relacionam com o seu curso, como a parte de programação voltada para área agrícola, levantamento rural, processamentos de imagens, conteúdos esses que agregam conhecimento para sua formação.

Fazendo um balanço do evento, o professor do Câmpus Goiânia do IFG, Sandeco, que esteve à frente da organização da Campus Party Goiás, disse estar muito feliz com a participação efetiva de docentes e alunos da Instituição. Em sua opinião, a Campus Party Goiás foi um sucesso. “Eu sempre quis que a gente olhasse para o IFG e lembrasse da Campus. E olhasse para a Campus e lembrasse do IFG. E eu acho que isso está acontecendo”, celebra o docente.


Leia mais sobre a Campus Party Goiás:

 

Veja mais fotos da Campus Party Goiás na página do IFG no Facebook e na do Câmpus Goiânia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia, com informações da Campus Party Brasil

Fim do conteúdo da página