Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Roda de conversa do Mobiliza Goiânia discute a revisão do Plano Diretor da capital
Cidade

Publicado: Sexta, 20 de Setembro de 2019, 13h20 | Última atualização em Segunda, 07 de Outubro de 2019, 09h21

A roda de conversa foi realizada na manhã desta sexta (20), no Câmpus Goiânia do IFG

Primeira roda de conversa do projeto Mobiliza Goiânia foi realizada na manhã desta sexta (20), no Câmpus Goiânia do IFG.

Na manhã desta sexta-feira, 20, ocorreu a primeira roda de conversa do projeto Mobiliza Goiânia, realizada no auditório Demartin Bizerra, no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), com o objetivo de discutir a revisão do Plano Diretor de Goiânia. O evento, uma iniciativa do vereador Andrey Azeredo (MDB), reuniu estudantes e professores do câmpus e mais gestores da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) da capital, que puderam debater e pensar soluções para os temas mobilidade, acessibilidade e transporte em Goiânia.

A roda de conversa foi mediada pelo vereador Andrey Azeredo, com a participação da professora e coordenadora do curso de Engenharia de Transportes do Câmpus Goiânia do IFG, Patrícia Margon; da coordenadora operacional do grupo técnico da Seplanh para o Plano Diretor, Janamaina Azevedo; e do coordenador do eixo temático de acessibilidade, mobilidade e transporte da Seplanh para o Plano Diretor, Sérgio Wiederhecker. O evento contou com o apoio do Centro Acadêmico do curso de Engenharia de Transportes.

Segundo o vereador Andrey Azeredo, essa é a primeira roda de conversa do projeto Mobiliza Goiânia, que visa promover várias outras discussões sobre a revisão do Plano Diretor de Goiânia junto a instituições de ensino, organizações não-governamentais e outros grupos da comunidade goianiense, com o intuito de qualificar o debate público e acolher as proposições da comunidade em relação ao Plano Diretor de Goiânia.

“A gente começa hoje esse projeto nesse centro de ensino altamente qualificado para discutir sobre esse assunto, para que nós possamos ouvir de vocês, que são usuários do nosso sistema viário, que usam as ruas e avenidas para o ir e vir, que estudam sobre essa matéria, para que nós tenhamos, cada vez mais, elementos conceituais qualificados para aprimorar o projeto que foi feito pela prefeitura. Ampliando, assim, as possibilidades e os resultados positivos para todos nós”, explica o vereador Andrey Azeredo.

O Plano Diretor de Goiânia institui a política urbana do município e direciona o crescimento da cidade em seis eixos: sustentabilidade socioambiental; gestão urbana; desenvolvimento humano; mobilidade, acessibilidade e transporte; ordenamento territorial; desenvolvimento econômico. O Plano Diretor de Goiânia vigente foi elaborado em 2007 e, de acordo com a Lei Complementar nº 171 de 29 de maio de 2007, o documento precisa ser revisado a cada 10 anos pela prefeitura de Goiânia. Para tanto, a prefeitura encaminhou, neste ano, a proposta de um novo plano diretor para apreciação da Câmara Municipal.

Na roda de conversa do projeto Mobiliza Goiânia, os participantes da mesa puderam discutir sobre os impactos dos automóveis no trânsito de Goiânia, a necessidade de subsídio nas tarifas do transporte coletivo pelo poder público, o crescimento da cidade, entre outros assuntos. Para a professora e coordenadora do curso de Engenharia de Transportes do Câmpus Goiânia do IFG, Patrícia Margon, o evento foi uma oportunidade de discutir a futura lei que definirá o novo Plano Diretor de Goiânia, possibilitando o exercício da cidadania dentre a comunidade acadêmica.

Roda de Conversa:
Roda de Conversa do projeto Mobiliza Goiânia  discutiu a Revisão do Plano Diretor de Goiânia, no Câmpus Goiânia do IFG.

Veja mais fotos do evento no página do Câmpus Goiânia no Facebook

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia