Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de inclusão digital capacita trabalhadores terceirizados no Câmpus Goiânia
EXTENSÃO

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 15h46 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 12h49

A iniciativa conta com apoio do Sintef-GO e contemplará também servidores aposentados

O curso contempla duas turmas com aulas aos sábados no Câmpus Goiânia

Trabalhadores terceirizados do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) iniciaram, no último dia 14 de setembro, o curso de extensão de Inclusão Digital e de Comunicação e Redação. A iniciativa visa oferecer aos trabalhadores noções básicas sobre informática e internet, redação de documentos, recepção, atendimento e formação de direitos sociais. As aulas são ministradas aos sábados, no câmpus, e contemplam duas turmas de aproximadamente 30 pessoas, das 9 às 11 horas e das 11 às 13 horas.

Elisana Mineiro é uma das alunas. Ela participou das duas primeiras aulas, com a professora Dagmar Borges, e aprendeu sobre as peças que compõem um computador. “Tem o gabinete, que eu achava que se chamava CPU, a tela e o teclado”, conta. Ela afirma que nunca participou de aulas de informática antes e que costuma utilizar a internet diariamente pelo celular, em aplicativos de redes sociais e de vídeos. A expectativa dela é adquirir conhecimento na área de informática não apenas para o dia a dia, mas para participar de seleções e concursos.

Maria Gomes Ribeiro, que trabalha diretamente com Elisana, também está interessada nos conteúdos do curso de extensão. Em sua primeira aula, Maria se atentou ao fato de que existem algumas regras para o uso do e-mail, como o preenchimento correto dos espaços relacionados a destinatário, assunto e, por fim o assunto a ser tratado. Para colocar em prática o seu conhecimento, ela criou um endereço de e-mail e instalou o aplicativo certo para esse tipo de trabalho em seu celular.

Conteúdo do primeiro módulo é ministrado pela professora Dagmar Borges

Segundo o professor Walmir Barbosa, que coordena o projeto, a ideia é capacitar os trabalhadores no meio digital, mas ir além. “Contribuir para que eles possam saber lidar inclusive com a internet, que pode proporcionar muitas informações, acesso a sites que possibilitam formação enquanto trabalhador e que possam também construir caminhos para sua autonomia”, explica.

Além das aulas sobre informática básica, computação e softwares, o curso visa dar base para que o trabalhador se desenvolva enquanto cidadão. Em sua grade curricular, o curso contemplará também aulas de recepção e atendimento, redação técnica (contemplando elaboração de currículos, documentos administrativos, entre outros), e formação sobre direitos sociais. O curso será ministrado durante todo o semestre, com previsão para terminar em dezembro.

Walmir acrescenta que o curso procura estimular mais políticas institucionais que incluam os trabalhadores terceirizados. “A perspectiva é contemplar de algum modo esse seguimento que está invisibilizado e que é vital para a instituição”, afirma.

Além dos terceirizados, o curso tem o objetivo também de receber servidores aposentados da instituição para as aulas. Por isso, o projeto de extensão foi inserido dentro das ações do programa De Volta ao IFG, que tem parceria com o Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás, o Sintef-GO, que atua como apoiador do curso. Por ser direcionado a um público diverso, o professor frisa que os módulos do curso são flexíveis e que os alunos serão acompanhados de acordo com suas expectativas. Fazem parte do quadro de docentes as professoras Dagmar Borges, Sônia Lobo, Adriana dos Reis e a servidora Regina Célia Magalhães Marinho.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.