Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno do IFG é campeão na modalidade de xadrez no JIF Nacional 2019
Início do conteúdo da página
JIF Nacional 2019

Aluno do IFG é campeão na modalidade de xadrez no JIF Nacional 2019

Criado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h51 | Última atualização em Terça, 15 de Outubro de 2019, 18h58

A edição nacional dos Jogos dos Institutos Federais foi realizada em Guarapari, no Espírito Santo

imagem sem descrição.

O aluno do Instituto Federal de Goiás (IFG), Apolo de Souza Sá, tornou-se campeão da modalidade de xadrez dos Jogos dos Institutos Federais 2019 (JIF 2019). O evento foi realizado em Guarapari, no Espírito Santo. O IFG participou dos Jogos com uma delegação de 45 atletas de várias modalidades esportivas.

Para o estudante do 4º período do curso de Licenciatura em Música, do Câmpus Goiânia, vencer a competição de xadrez foi muito especial. Apolo de Souza Sá, que joga desde 2011, disse que só começou a levar a sério a modalidade a partir de 2015, quando começou a estudar a respeito do jogo.

Nos últimos anos, o estudante participou de competições escolares estaduais e, em 2017 e 2018, disputou duas finais do campeonato goiano na categoria absoluto, ficando em sexto e quarto lugar respectivamente. Mas, quando perguntado sobre competições nacionais, Apolo destacou: “esta foi a minha primeira competição”.

Premiação da modalidade de xadrez, durante o JIF 2019
Premiação da modalidade de xadrez, durante o JIF 2019

 

Segundo o discente, “ser campeão do JIF foi resultado de muito trabalho e esforço diante um torneio muito difícil e disputado. Foi gratificante ter vencido, mas, depois de torneios como esse, sei que ainda falta muito a ser trabalhado em meu xadrez”. Para o estudante, participar do JIF foi muito importante. Nas palavras do campeão, “um torneio desse tipo valoriza o esporte em seu potencial socializador e, ao mesmo tempo, cultiva a competitividade de forma saudável. Dessa forma, saí de lá com novas amizades e boas experiências, e é isso que eu acho que realmente importa”.

 Para conferir o boletim com este e outros resultados, clique aqui

 

Ainda de acordo com Apolo, que é aluno do curso de Licenciatura em Música do Câmpus Goiânia, é essencial que não só o xadrez, mas outras práticas humanizadoras, como as artes e outros esportes, tenham mais espaço dentro e fora dos Institutos Federais. Segundo o discente, “na prática do xadrez, são inegáveis os benefícios na área da socialização e do desenvolvimento da tomada de decisões”. E por isso, o aluno deixou o convite aberto, a fim de que as pessoas se aproximem dessa modalidade esportiva: “isso é importante, para que seja ampliada a comunidade de praticantes, possibilitando que outros eventos, como o JIF, possam também colaborar em suas formações”, destacou o jovem estudante.

 

JIF 2019

Segundo a organização do Jogos realizados neste ano, mais de 1.500 estudantes de todas as regiões do país participaram desta que foi a maior edição do JIF. Ao todo, foram realizadas competições de 11 modalidades esportivas diferentes.

Durante o evento, foi realizada a 100ª Reunião Ordinária do Conif e, nela, foi anunciado que o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) será o anfitrião da edição de 2020 do JIF. O secretário de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Ariosto Antunes Culau, que visitou os locais de competição em Guarapari e participou de algumas premiações durante o JIF, elogiou a organização do evento e garantiu a realização no próximo ano. Para Ariosto, “o JIF é um grande evento de integração da nossa rede, é um momento de intercâmbio de experiências e socialização dos estudantes”.

Organizada pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Comissão Organizadora dos Jogos dos Institutos Federais (Cojif), essa edição do JIF contou também com o financiamento do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cidadania, com complementação das instituições participantes que compõem a Rede Federal.

 

Para conferir os resultados em todas as modalidades e outras informações a respeito do JIF 2019, acesse: https://sigeventos.ifes.edu.br/evento/JIF2019/pagina/boletins

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria com informações da Assessoria de Imprensa do Ifes.

Fim do conteúdo da página