Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Formosa > Notícias do Câmpus Formosa > Servidores e estudantes do IFG participam da 16ª edição da Campus Party Brasil
tecnologia e inovação

Servidores e estudantes do IFG participam da 16ª edição da Campus Party Brasil

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 16 de Julho de 2024, 17h18

Além de participar de palestras, equipe do IFG ficou com o terceiro lugar no desafio Garagemthon

Servidores e estudantes do IFG participam da 16ª edição da Campus Party Brasil

Servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram da 16ª edição da Campus Party Brasil (CPBR16). O evento aconteceu em São Paulo entre os dias 9 e 14 de julho. A comunidade do IFG, além de ser a responsável por algumas palestras, ficou em terceiro lugar no desafio Garagemthon promovido pelo evento.

Durante os dias da CPBR16, servidores e estudantes dos Câmpus Luziânia, Uruaçu, Goiânia, Itumbiara e Anápolis participaram de várias atividades em vários palcos do evento. Em um deles, um hackathon, que é um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software voltado para o desenvolvimento da inovação e resolução de problemas, o IFG obteve uma premiação importante.

Desafio Garagemthon

O desafio Garagemthon, o Hackathon da Garagem Unilever, aconteceu entre os dias 10 e 13 de julho e contou com atividades, palestras e mentorias. De acordo com a professora do IFG, Christiane Borges (Câmpus Uruaçu e Criar Polo de Inovação), “o objetivo do Garagemthon foi buscar soluções de como a Unilever pode melhorar a conexão de ONGs e associações focadas no amparo a pessoas em situações de vulnerabilidade durante emergências, como as que afetaram o Rio Grande do Sul, com empresas dispostas a doar nos diversos setores”. A equipe do IFG que participou do desafio contou com a professora Renatha Cruz (Câmpus Uruaçu) e com o professor Lucas de Almeida Ribeiro (Campus Luziânia), além da professora Christiane Borges.

A proposta da equipe do IFG foi o desenvolvimento de uma plataforma digital integrada que conecta organizações que demandam e aquelas que ofertam produtos e/ou serviços, principalmente durante emergências e calamidades públicas como as enchentes do Rio Grande do Sul (Brasil).

Equipe do IFG é premiada na CPB16

Segundo Christiane, a solução apresentada pela equipe do IFG “otimiza a visibilidade de produtos e serviços disponíveis para doação, automatiza o processo de oferta e aceitação e cria um banco de dados de parceiros para agilizar futuras ações. Em formato de GovTech, a solução integra o portal ‘Doações’ do Governo Federal e cria o ‘Doe Brasil’, permitindo fazer uma gestão das crises e não mais uma reação frente às adversidades”. Ao final do desafio, a solução intitulada "Doe Brasil" do IFG recebeu o prêmio de terceiro lugar, no valor de 5 mil reais.

Outras atividades

Estudantes e servidores do grupo de pesquisa do IFG “Metabotix” tiveram espaço na curadoria do Palco Open Source, em parceria com o Dumont Hackerspace. As professoras Christiane Borges Santos, Renatha Cruz e o professor Josemar Alves dos Santos Junior dividiram o palco na atividade “STEM para Tod@s: Ciência, Tecnologia e Inclusão”. Nessa atividade, os docentes fizeram um bate-papo sobre comunidades de software livre, cultura maker, hackerspaces e como é possível trabalhar juntos para desenvolver projetos que gerem impacto positivo na sociedade.

Os estudantes do Câmpus Anápolis, Ana Misque e José Roberto Mendonça Inacio, apresentaram no Palco Open Source os resultados do projeto de pesquisa que eles desenvolvem no IFG, durante a palestra "Aplicação de Visão Computacional para controle de trajeto de veículo autônomo em um circuito modular controlado". Além disso, José Roberto Mendonça Inacio também falou sobre “Uma breve história: Xadrez e Computação”.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria