Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Inscrições dos editais de iniciação científica e tecnológica foram prorrogadas até dia 14
PESQUISA

Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 08h23 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2020, 15h26

Estudantes podem ser orientados por docentes ou por técnicos-administrativos do IFG, que deverão submeter as propostas de pesquisa no SUAP

Foi prorrogado até a próxima quarta-feira, dia 14 de outubro, o prazo para submissão de projetos dos programas institucionais de bolsa PIBIC/PIBIC-Af, PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af e PIBITI/PIBIT-Af. Os editais dos programas de pesquisa do IFG trazem 250 oportunidades de bolsas de pesquisa voltadas aos estudantes dos cursos de graduação, dos cursos técnicos de nível médio, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), que desejem realizar pesquisas dentro da Instituição. Os três editais podem ser consultados na página eletrônica da PROPPG. As inscrições com a submissão das propostas de pesquisa deverão ser feitas pelos orientadores dos estudantes exclusivamente por meio do SUAP, através do módulo Pesquisa do SUAP. Os estudantes podem ser orientados por docentes ou por técnicos-administrativos do IFG.

O orientador deverá seguir as etapas descritas no tutorial para submissão de projeto. Informações sobre requisitos para propor pesquisa, requisitos para orientadores e pesquisadores, além de informação sobre a documentação necessária na inscrição, entre outras questões estão disponíveis nos Editais. O resultado final da seleção será divulgado no dia 4 de novembro. O início das atividades de pesquisa está previsto para o dia 6 de novembro deste ano.

Retificação Editais

Os editais foram retificados para, além de prorrogar o prazo, também prever como requisito aos estudantes "não receber outras bolsas de ensino, pesquisa ou extensão, pois o acúmulo de bolsas não é permitido". Para os orientadores, na descrição das análises das propostas foi acrescentado que "as orientadoras que tenham estado gestantes nos últimos 5 anos terão as produções dos últimos 7 anos consideradas na análise do currículo". Para validar essa ampliação do período de análise, será necessário envio de solicitação para o e-mail comite.pibicti@ifg.edu.br, trazendo no assunto Solicitação - Análise do Currículo".

As retificações de cada um dos editais, que são semelhantes, estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, link "Editais em andamento": http://www.ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento

Programas Institucionais

Todas as oportunidades de pesquisa disponibilizadas pelos editais estão divididas entre as seguintes modalidades de programas institucionais:

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica  (PIBIC) – destinado a estudantes dos cursos de graduação do IFG;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-Af) – voltado a estudantes dos cursos de graduação do IFG que ingressaram por meio do Sistema de Reserva de Vagas;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) – para estudantes dos cursos de graduação do IFG;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nas ações afirmativas (PIBITI-Af) – voltado aos estudantes dos cursos de graduação ingressantes por meio do Sistema de Reserva de Vagas;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) – para estudantes dos cursos técnicos de nível médio do IFG;

• Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio nas ações afirmativas (PIBIC-EM-Af) – com foco em estudantes dos cursos técnicos de nível médio que ingressaram por meio do Sistema de Reserva de Vagas.

Bolsas e valores

Segundo os editais publicados, as bolsas disponíveis têm o valor fixado anualmente pelo CNPq e foram divididas de acordo com as modalidades de programas de pesquisa existentes no IFG e terão vigência de dez meses, isto é, de novembro de 2020 a agosto de 2021.

O programa PIBIC e o PIBIC-Af contam, cada um, com 25 bolsas. E o valor vigente da bolsa dessas modalidades é de R$ 400,00 mensais.

O PIBIC-EM tem 75 bolsas; o PIBIC-EM-Af, também. Contudo, destas 75 bolsas para o programa PIBIC-EM-Af, 50 serão destinadas aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio que ingressaram no IFG por meio do Sistema de Reserva de Vagas. As outras 25 bolsas serão destinadas aos estudantes dos cursos técnicos de nível médio na modalidade de EJA. O valor vigente da bolsa PIBIC-EM/PIBIC-EM-Af é de R$ 100,00 mensais.

Para o PIBITI e para o PIBITI-Af, foram disponibilizadas 25 bolsas respectivamente. E o valor vigente da bolsa dessas modalidades é de R$ 400,00 mensais.

Acesse aqui a página da PROPPG e confira os editais e as retificações.

Confira o tutorial para submissão de projeto

Submeta o projeto no SUAP.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.