Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG > Câmpus > Goiânia Oeste > Notícias do Câmpus Goiânia Oeste > Professoras e técnica-administrativa do Câmpus Goiânia Oeste participam de I Seminário Internacional Formação de Professores EPT
Início do conteúdo da página
PESQUISA

Professoras e técnica-administrativa do Câmpus Goiânia Oeste participam de I Seminário Internacional Formação de Professores EPT

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 13h00 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 09h09

Seminário aconteceu do dia 04 ao dia 07 de dezembro na UERJ

imagem sem descrição.

As professoras Eliene Lacerda Pereira e Dayanna Pereira dos Santos e a técnica-administrativa Lourena Cristina de Souza Barreto participaram do I Seminário Internacional Formação de Professores para a Educação Profissional Técnica e Tecnológica realizado do dia 04 ao dia 07 de dezembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Voltado para professores, pesquisadores e profissionais da Educação Profissional Técnica e Tecnológica (EPT). O evento contou com a participação de autores que são referências na EPT, como Gaudêncio Frigotto, Acácia Kuenzer, Maria Ciavatta e Marise Ramos, entre outros.

A professora Eliene Lacerda apresentou durante o seminário o relato de experiência O currículo integrado na Educação Profissional Técnica e Tecnológica: a omnilateralidade na formação integrada nos Cursos Técnicos do IFG/GOIÂNIA OESTE. O trabalho teve como objetivo analisar a relevância da integração curricular para formação das juventudes no âmbito da EPT numa perspectiva crítica e contou com a participação da professora Karinne Machado Silva também do Câmpus Goiânia Oeste do IFG e do professor Jonatas Maia da Costa da Faculdade de Educação Física da UnB.

“A partir da discussão acerca do currículo integrado destacamos a omnilateralidade, categoria importante para a compreensão da formação integrada, ou seja, total, completa dos estudantes. O relato de experiência teve a participação de todos os estudantes do cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em período integral do Câmpus Goiânia Oeste durante o período do ensino remoto. Contribuíram com a integração os seguintes componentes curriculares: sociologia, filosofia, geografia, história, língua portuguesa e língua inglesa. Como resultado, vimos que a integração favoreceu a ampliação e o diálogo com o conhecimento, assim como, permitiu uma possibilidade maior de discussão, reflexão e crítica de um tema sob vários olhares. Apesar dos desafios do período pandêmico, colhemos bons frutos e a integração foi compreendida pelos estudantes e docentes contribuindo para formação integrada dos estudantes, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFG”, explicou a professora Eliene sobre a pesquisa apresentada.

A tradutora e intérprete de linguagem de sinais e técnica-administrativa do Câmpus Goiânia Oeste, Lourena Cristina de Souza Barreto, apresentou o produto educacional Cartilha Informativa ao estudante do Curso Técnico Integrado em Enfermagem: Libras e saúde, o atendimento ao paciente surdo.

“A cartilha informativa ao estudante do curso Técnico Integrado em Enfermagem: libras e saúde, o atendimento ao paciente surdo ainda está em fase final de elaboração, assim como a minha dissertação Percepções de estudantes do curso técnico integrado em enfermagem na modalidade EJA do IFG Câmpus Goiânia Oeste sobre o atendimento ao paciente surdo. O produto foi estruturado conforme os dados obtidos durante a pesquisa que evidenciaram os principais aspectos a serem esclarecidos e abordados na cartilha. O material foi criado com intuito de auxiliar a formação dos estudantes do Curso Técnico em Enfermagem do IFG para que compreendam de fato quem é o paciente surdo e para desmistificar suas especificidades linguísticas. Foi uma satisfação participar do evento, pois ele dialoga plenamente com o Programa de Pós Graduação em Educação Profissional (ProfEPT) ao qual a pesquisa está vinculada. Foi uma excelente oportunidade para divulgar esse material em um evento de nível internacional e ver a possibilidade de conseguirmos mais engajamento com atitudes acessíveis no atendimento ao paciente Surdo. Fiquei feliz também de ter conhecido pessoalmente a professora, autora e referência na educação profissional e tecnológica , a Maria Ciavatta”, contou Lourena.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste

 

Fim do conteúdo da página