Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formandos reforçam o papel transformador da educação durante cerimônia de Colação de Grau
Início do conteúdo da página
FORMATURA

Formandos reforçam o papel transformador da educação durante cerimônia de Colação de Grau

Publicado: Segunda, 23 de Dezembro de 2019, 08h23 | Última atualização em Sexta, 03 de Janeiro de 2020, 09h04

Cerimônia reuniu 45 concluintes de cursos superiores do Câmpus Goiânia

Imagem dos formandos posicionados no tablado montado no palco do Centro de Eventos da UFG, momentos antes do início da cerimônia
Cerimônia foi realizada no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da UFG

Miralva Santiago Damasceno Papini teve uma trajetória de vida em que a educação sempre foi tratada como o maior bem para o ser humano. A valorização pode ser justificada e potencializada justamente por esse ser um direito que, por muito tempo, esteve distante de virar uma realidade a sua família. Em meio às dificuldades, perdas e outros contratempos, Miralva conseguiu retomar os estudos no curso técnico integrado em Cozinha, na modalidade educação para jovens e adultos, ofertado pelo Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Na noite do dia 20 de dezembro, ela expressava no olhar a satisfação de concluir o ensino superior, ao lado de outros 44 formandos do câmpus, em solenidade realizada no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Sei que é muito difícil ser professora nesse país, mas eu amo a educação, amo de fato e tenho fé numa transformação, uma transformação de verdade. Eu sou extremamente freiriana, então não tem como”, compartilhou a, agora, licenciada em Letras - Língua Portuguesa. Para a formanda, o IFG foi o local onde o seu sonho de estudar se concretizou. “O IFG está no meu coração. É um espaço que faz parte da minha vida e quero sempre estar presente por lá, nos eventos, revendo os colegas, porque realmente é muita emoção para a gente fazer um curso numa instituição pública, aquela que de fato nos pertence. Isso é uma resistência! E quero aquele espaço mais lotado ainda de pessoas fazendo um curso superior, porque é só assim que esse país vai para frente”, pontuou.

Morgana Pontes, à esquerda, ao lado de Miralva Papini
Morgana Pontes, à esquerda, ao lado de Miralva Papini, formandas do curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do IFG.

 

Assim como Miralva, Morgana Pontes, também do curso de Letras, aproveitou a noite para agradecer a importância do Câmpus Goiânia em sua formação. “Aprendi muito ao longo desse curso. Com meus colegas, como a Miralva, assim como meus professores que contribuíram muito para uma mudança de perspectiva em relação não só à profissão, mas também à vivência social. Penso que não foi só uma formação profissional, mas também para a vida”, afirma a formanda.

Em seu discurso durante a solenidade, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, ressaltou exatamente o que cada formando pode fazer para transformar a sociedade brasileira. “Vivemos em um país lindo, cheio de belezas naturais. Ao mesmo tempo afetado por tantos conflitos sociais, injustiças, desigualdades, violência e corrupção. Em meio a tudo isso, qual é o propósito de vocês enquanto profissionais? Como cada um pode contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária? Como disse Einstein, 'procuro ser uma pessoa de valor em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso'. O sucesso é consequência. O nosso Brasil precisa de pessoas de valor que priorizem os valores éticos e morais”, finalizou.

Formandos nos cursos de Licenciatura do Câmpus Goiânia posam para foto junto aos componentes da mesa diretiva da solenidade

Formandos dos cursos de Bacharelado e de Tecnologia posam para foto junto à mesa diretiva da solenidade

 

Solenidade

A cerimônia reuniu concluintes dos cursos de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, História, Matemática e Música, dos Bacharelados em Engenharia de Transportes, Turismo e Sistemas de Informação, além dos cursos de tecnologia em Estradas, Geoprocessamento, Gestão de Turismo e Hotelaria.

Marcos Vinícius Mariano da Silva, do curso superior de tecnologia em Hotelaria, durante juramento
Marcos Vinícius Mariano da Silva, do curso superior de tecnologia em Hotelaria, durante juramento


O juramento em nome das turmas foi proferido pelo formando do curso superior de tecnologia em Hotelaria, Marcos Vinícius Mariano da Silva. Allysson da Silva Lima, concluinte do curso de Licenciatura em Música, ficou responsável por realizar o discurso em nome dos demais colegas presentes. Em seu texto, ele fez uma retrospectiva da trajetória vivida pelos alunos de graduação, regada a esforço e determinação para a execução das atividades acadêmicas e lembrou: “a partir de agora não temos mais como passar a limpo. Isso não quer dizer que não podemos errar. Sim, nós podemos errar, precisamos errar. Mas não será tão simples. Estaremos lidando diariamente com ser humano de todas as formas, com todos os sentimentos possíveis.”

Para receber a outorga de grau em nome das turmas, foram convidados os formandos Leone Antônio dos Santos e July Élle Costa Figueiredo. O momento foi realizado pelo pró-reitor de Extensão, professor Daniel Silva Barbosa, no ato representando o reitor do IFG, o professor Jerônimo Rodrigues.

Pró-Reitor de Extensão, professor Daniel Silva Barbosa, realizou a outorga de grau
Pró-Reitor de Extensão, professor Daniel Silva Barbosa, realizou a outorga de grau

 

Os 45 formandos receberam na noite da solenidade seus respectivos diplomas de conclusão do curso. Em momento especial, a formanda do Bacharelado em Sistemas de Informação e servidora do Câmpus Goiânia, Danielle Almeida Gomes Carvalho, recebeu seu diploma das mãos de sua mãe, Ivanilda Gomes de Almeida.

Além do pró-reitor de extensão e da diretora-geral do Câmpus Goiânia, a mesa diretiva da cerimônia foi composta pelo coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, professor João Batista Ramos Cortes; e pelos chefes de departamentos de áreas acadêmicas, professora Fabiane Oliveira Costa (DAA 1); professor Alexandre Silva Duarte (representando a chefe do DAA 2, Alessandra Rodrigues Duarte); professor Fábio Campos Macedo (DAA 3) e a coordenadora do Bacharelado em Sistemas de Informação, professora Carina Calixto Ribeiro Araújo, no ato representando o chefe do departamento de áreas acadêmicas quatro, professor Vinícius Carvalhaes.

A servidora e formanda no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Danielle Almeida, recebeu o diploma da mãe, Ivanilda Gomes
A servidora e formanda no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Danielle Almeida, recebeu o diploma da mãe, Ivanilda Gomes

 

Estiveram presentes também durante a cerimônia o coordenador acadêmico do DAA 1, professor Rafael Gonçalves Borges; a coordenadora da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, professora Luciene Araújo de Almeida; e o coordenador da Licenciatura em Música, Gustavo Araújo Amui.

Confira mais imagens da cerimônia em nossa página no Facebook.


Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página