Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia Mundial da Água é celebrado com exposição de protótipo que valoriza a reutilização da água do banho
Meio Ambiente

Publicado: Quarta, 22 de Março de 2017, 12h13 | Última atualização em Terça, 04 de Abril de 2017, 09h42

A exposição do modelo pode ser vista até a próxima quarta-feira, 29, em frente à biblioteca do câmpus

A ideia foi elaborada por estudantes de Engenharia Ambiental e Sanitária do Câmpus Goiânia e integrantes do Centro Acadêmico (CA) do curso. O protótipo propõe a reutilização da água do banho na descarga sanitária. A inovação visa marcar as comemorações em alusão ao Dia Mundial da Água, que é celebrado hoje, 22 de março.

O modelo e mais um banner com informações de aplicação do projeto em banheiros residenciais seguem expostos em frente à biblioteca do Câmpus Goiânia, até a próxima quarta-feira, 29. De acordo com a estudante do 8º período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e integrante do CA, Michelle da Silva Honório, a proposta é mostrar para a comunidade acadêmica a importância do uso racional da água, especialmente, nesta data comemorativa.

Michelle afirma que, segunda pesquisas que fundamentaram a elaboração do protótipo, a reutilização da água do banho para as descargas em vasos sanitários promovem uma redução de 30% no consumo da água potável, que é utilizada para o mesmo fim em uma residência. Para efetivar a inovação, é necessária a adaptação de um reservatório subterrâneo às dependências do banheiro, para que a água proveniente do banho de chuveiro possa ser coletada e armazenada, sendo, posteriormente, bombeada para a caixa do vaso sanitário.

O protótipo desenvolvido pelos estudantes também prima pela sustentabilidade. Para recriar o ambiente de um banheiro, os integrantes do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária utilizaram materiais descartáveis, como garrafa plástica, caixas de papelão, pote de iogurte, caneta e tampa plástica, sendo que apenas gastaram com a compra de um tubo de PVC para simular uma tubulação hidrossanitária.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.