Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Matutando:Diálogos Formativos realiza segunda série de entrevistas no mês de agosto
Início do conteúdo da página
Programa de TV

Matutando:Diálogos Formativos realiza segunda série de entrevistas no mês de agosto

Publicado: Sexta, 31 de Julho de 2020, 08h31 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 09h12

A segunda temporada do programa terá mais quatro entrevistas com especialistas convidados

Em agosto, o programa Matutando: Diálogos Formativos realiza mais uma série de entrevistas com especialistas da área de Educação.
Em agosto, o programa Matutando: Diálogos Formativos realiza mais uma série de entrevistas com especialistas da área de Educação.

Após o primeiro mês de lançamento do Matutando: Diálogos Formativos em julho, o programa televisivo inicia, em agosto, sua segunda temporada de entrevistas com especialistas, para debater temas emergentes no contexto da educação. O programa é uma parceira entre a Fundação RTVE, a TV UFG e o Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da iniciativa de grupo de professores do Câmpus Goiânia do IFG.

O programa, em formato de entrevistas, conta a condução de um professor mediador e um convidado por episódio. As entrevistas são realizadas via plataforma de streaming, e os temas são abordados a partir de conceitos e fundamentos básicos da educação. O Matutando: Diálogos Formativos é exibido nas sextas-feiras, das 17h30 às 18h na TV UFG (www.tvufg.org.br), canal digital 15.1 e no canal 21 da NET, com transmissão simultânea pelo canal da EaD do IFG no YouTube: www.youtube.com/eadifgoficial

Nesta sexta-feira, 31 de julho, o programa terá entrevista com o convidado, pesquisador e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), José Carlos Libâneo, que abordará o tema: “Finalidades da escola e da educação pública”. A entrevista será realizada pela professora do Câmpus Goiânia do IFG, Joana Peixoto.

Além da entrevista nesta sexta-feira, no mês de julho ocorreram importantes debates com especialistas da área de educação. Participaram da atração televisiva o professor Vitor Paro, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP); a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Cristina Irigon; o professor Marco Aurélio Fernandes; e a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Maria Margarida Machado.

O projeto do Matutando: Diálogos Formativos foi pensado a partir da exigência de isolamento social e da suspensão das atividades escolares presenciais. A veiculação dos diálogos pela TV aberta amplia a possibilidade do acesso de estudantes e da comunidade em geral a debates relevantes para o atual contexto de ensino remoto emergencial.

Segunda temporada

Nesta segunda etapa do programa no mês de agosto, a equipe propositora do programa, além dos professores Joana Peixoto e Júlio Vann do IFG, conta ainda com a participação da professora da UFG, Adda Echalar.

A temática geral dessa segunda temporada é sobre “A reorganização do calendário escolar e o trabalho remoto”. Serão realizadas quatro entrevistas no mês de agosto com pesquisadoras do Kadjót (kadjot.org), grupo de estudo que pesquisa as relações entre as tecnologias e a educação.

A programação do mês de agosto contará com mais especialistas convidados. No dia 7 de agosto, a entrevistada será a professora Adda Echalar da UFG, que aprofundará o conceito de inclusão digital via ambiente escolar.

A entrevistada do dia 14 de agosto será Cláudia Helena dos Santos Araújo, professora do IFG, que irá discutir para auxiliar na compreensão do trabalho pedagógico na educação online.

No dia 21 de agosto, a convidada do programa será a professora Daniela Rodrigues de Sousa, da PUC Goiás, que aprofundará o debate sobre o trabalho docente com uso de tecnologias.

Fechando o ciclo de entrevistas do mês de agosto, no dia 28, a convidada será a professora da educação básica, Denise Bueno, que abordará a formação de professores para uso de tecnologias.

Os telespectadores do programa que desejam receber declaração de participação por conferir a série de entrevistas do mês de agosto devem se inscrever pelo formulário eletrônico no endereço: https://forms.gle/KP1FRtJY8vqF2rzd7

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

Fim do conteúdo da página