Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de iniciação científica investiga as perspectivas de egressos do curso técnico em Mineração
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Projeto de iniciação científica investiga as perspectivas de egressos do curso técnico em Mineração

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 14h11 | Última atualização em Sexta, 04 de Setembro de 2020, 10h06

A pesquisa, em andamento, resultou na publicação de artigo no Congresso Internacional de Educação a Distância

Professora do Câmpus Goiânia do IFG, Lídia Milhomem, e o estudante do técnico integrado em Mineração, Guilherme Matheus Ferreira Balbino, desenvolvem pesquisa que será apresentada em congresso internacional no dia 25.
Professora do Câmpus Goiânia do IFG, Lídia Milhomem, e o estudante do técnico integrado em Mineração, Guilherme Matheus Ferreira Balbino, desenvolvem pesquisa que será apresentada em congresso internacional no dia 25.

O cenário da pandemia de Covid-19 impactou, além da saúde pública, a economia e o cotidiano, especialmente a educação com a suspensão das atividades de ensino, pesquisa e extensão de modo presencial. No atual contexto de exigência de distanciamento social, o desenvolvimento de pesquisas passa a priorizar a investigação científica e a apresentação de trabalhos a distância, bem como a necessidade de se refletir sobre o ensino e a formação ofertados. Nesse sentido, projeto de iniciação científica, desenvolvido por professora e aluno do Câmpus Goiânia, investiga as perspectivas de egressos sobre a área do curso de Mineração conforme esse panorama.

O projeto de pesquisa é desenvolvido pela orientadora e professora do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), Lídia Milhomem, e pelo estudante do curso técnico integrado em Mineração, Guilherme Matheus Ferreira Balbino. A pesquisa integra o Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-Em) do IFG e tem como título: Mineração Em Dados: Perspectivas dos Estudantes Egressos com a Realidade Mineratória.

O estudo, em desenvolvimento desde agosto de 2019, tem por objetivo realizar um levantamento junto aos estudantes egressos do curso técnico integrado em Mineração sobre as realizações ou não desses profissionais na área. A pesquisa contextualiza que o Câmpus Goiânia do IFG é a única instituição no país que oferta o curso técnico em Mineração nas modalidades integrado e subsequente, junto a mais quatro câmpus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: IFPB - Câmpus Campina Grande; IFPI – Câmpus Paulistana e IFRN - Câmpus Natal e Câmpus Parelhas.

Criado desde 1974, o curso técnico integrado em Mineração do Câmpus Goiânia do IFG oferta trinta vagas anuais para ingresso por meio de processo seletivo. O curso, segundo as Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9394/96 e pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Profissional de nível técnico, pela Resolução CNE / CEB n° 04/99, Parecer 39/2004 e Decreto 5154/2007, visa formar profissionais técnicos de nível médio para o exercício de atividades voltadas à pesquisa mineral, à lavra de mina e ao beneficiamento de minérios; contribuir para a capacitação técnica da mão de obra na mineração do Centro-Oeste brasileiro, criando melhores condições de empregabilidade ao cidadão, cujos requisitos se devem apenas ao esforço e compromisso após a aprovação no vestibular.

Na pesquisa, é pontuado que há muitas incertezas dos estudantes ingressantes e até mesmo dos egressos em relação à formação técnica integrada em Mineração a respeito dos conteúdos ensinados no curso e do mercado de trabalho. Em atenção a essas questões, os pesquisadores lançaram mão de um questionário eletrônico para investigar junto aos egressos do curso, que concluíram entre os anos de 2015 e 2018, suas impressões sobre a área e como desenvolveram a carreira posteriormente à formação técnica de nível médio em Mineração.

Apresentação

A pesquisa aponta que a Educação a Distância (EaD) é uma realidade no IFG, porém ainda incipiente. O artigo de título Produção do Conhecimento: A epistemologia e perspectivas dos estudantes egressos com a realidade mineratória no ensino médio do IFG, Goiânia-GO, fruto de projeto de iniciação científica, objetiva identificar, avaliar e entrevistar, a distância, os estudantes do curso técnico integrado em Mineração, nas turmas dos segundos, terceiros e quartos anos sobre suas visões atuais e futuristas acerca da área, utilizando-se de meios digitais para tal proposta.

“A pandemia nos evidenciou e enfatizou a necessidade de apresentar, demonstrar, aprender e apreender o conhecimento na modalidade híbrida. Barreiras geográficas, perdas e ganhos são desafios reais”, ressalta a professora e orientadora da pesquisa, Lídia Milhomem.

Os resultados parciais da pesquisa serão apresentados, no próximo dia 25 de agosto, no evento virtual do Congresso Internacional de Educação e Tecnologias e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância (CIET:EnPED). A professora e o estudante apresentarão virtualmente o artigo científico, seguindo as orientações do que comumente está sendo chamado de “novo normal” da realidade educacional brasileira.

“Este evento de cunho internacional será a realização de um grande passo na vida acadêmica do nosso estudante, que pertence ao grupo na hierarquia estudantil do ensino médio. O incentivo, o engajamento, a dedicação no projeto de iniciação científica teve, como frutificação, a aprovação em um evento deste porte”, destaca a professora Lídia.

 

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.

Fim do conteúdo da página