Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aulas do ensino remoto emergencial iniciam no dia 31 de agosto para estudantes do Câmpus Goiânia
Ensino

Publicado: Quinta, 27 de Agosto de 2020, 18h13 | Última atualização em Terça, 15 de Setembro de 2020, 16h13

Alunos dos cursos técnicos e superiores devem ficar atentos aos novos calendários acadêmicos 2020

Na próxima segunda-feira, 31 de agosto, será retomado o ano letivo de 2020 para os estudantes do Câmpus Goiânia com aulas remotas para os discentes dos cursos técnicos e superiores. Após a suspensão das atividades acadêmicas presenciais em todo o IFG devido à pandemia de Covid-19 desde março, os calendários acadêmicos 2020 do Câmpus Goiânia foram reestruturados e aprovados pelo Conselho Superior do IFG no dia 20 de agosto. Os novos calendários 2020 estão disponíveis para a consulta na página da Pró-reitoria de Ensino do IFG.

Os calendários acadêmicos 2020 do Câmpus Goiânia dividem-se em três documentos:

Novos Calendários 2020 Câmpus Goiânia

• Calendário - Cursos Técnicos (pdf 894 kB)
• Calendário - Cursos Superiores - Com Aulas aos Sábados - Eng. Elétrica, Eng. Civil, Bach. Química, Eng. Ambiental, Sistemas de Informação (pdf 814 kB)
• Calendário - Cursos Superiores - Sem Aulas aos Sábados - Eng. Mecânica, Eng. Controle e Automação, Eng. Transportes, Eng. Cartográfica e de Agrimensura, Licenciaturas, Turismo (pdf 898 kB)

Ensino Remoto

As aulas remotas ocorrerão de forma assíncrona e síncrona. As aulas assíncronas (sem a necessidade de professor e estudantes estarem conectados ao mesmo tempo) serão realizadas por meio do ambiente virtual de ensino e aprendizagem institucional (Moodle). Já as aulas síncronas (docente e estudantes no mesmo ambiente virtual simultaneamente) acontecerão preferencialmente por meio das seguintes ferramentas: Google Meet, Microsoft Teams ou Conferência WEB da RNP. Na página do Ensino Remoto Emergencial: www.ifg.edu.br/ere, em “Tutoriais e orientações”, podem ser encontradas informações sobre o uso dessas ferramentas.

Acesse  aqui o Moodle IFG

A Gerência de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis (Gaae) do Câmpus Goiânia orienta para que os alunos da unidade acessem o Moodle e vejam os horários das aulas síncronas. O estudante deve ficar atento às atividades síncronas (transmissão online ao vivo entre professor e turma). Sobre os horários das aulas síncronas, os alunos precisam consultar as coordenações de cursos, visto que haverá um encontro semanal de atividade síncrona por disciplina.

Quaisquer dúvidas que os alunos possam ter, a Gerência de Apoio Acadêmico e Assuntos Estudantis (Gaae) do Câmpus Goiânia orienta para que os estudantes entrem em contato com os coordenadores de cursos ou departamentos de áreas acadêmicas ao qual seu curso é vinculado (acesse aqui os contatos dos departamentos acadêmicos e coordenações de cursos).

E-mail institucional do IFG para os alunos

Com a realização das aulas remotas para os estudantes do Câmpus Goiânia do IFG, as comunicações com os alunos passam a ser primordialmente por meio de plataformas virtuais. Para tanto, reforça-se o pedido para que os alunos do Câmpus Goiânia do IFG que ainda não possuem o e-mail institucional ( domínioacademico.ifg.edu.br) que o façam, com o objetivo de receber informações importantes para os seus estudos.

Além do e-mail acadêmico, a ferramenta oferece: drive para armazenamento de arquivos, versão online do Microsoft Office (Word, Excel e Power Point), mensagens instantâneas, criação de páginas, Microsoft Teams, PowerBi e demais aplicativos do Office 365.

Como criar uma conta de e-mail acadêmico?
Os alunos podem solicitar e-mail com domínioacademico.ifg.edu.br. Para isso, seguir os procedimentos:
1 - Acessar o sistema SUAP - suap.ifg.edu.br. Para acesso ao sistema SUAP utiliza-se seu IFG-ID para autenticação;
2 - Na tela principal, clicar em escolher a opção do endereço de e-mail. O padrão de formato do endereço de email é: nome.sobrenomeacademico.ifg.edu.br;
3 - Após a escolha, a caixa de e-mail será criada automaticamente, porém é necessário aguardar 24 horas para ativação, devido a sincronização entre os sistemas do IFG e Microsoft;
4 - Após criado a conta, será necessário realizar a redefinição da senha IFG-ID. Instruções: IFG-ID;
5 - Depois do e-mail ser ativado, o estudante vai ter acesso à sua conta acessando o site portal.office.com. Utiliza o endereço de e-mail acadêmico (nome.sobrenomeacademico.ifg.edu.br) como login e a senha do seu IFG-ID.

Acessar e-mail acadêmico
Acesso: portal.office.com
Utilizar o endereço de e-mail acadêmico (nome.sobrenomeacademico.ifg.edu.br) como login e a senha do seu IFG-ID (mesma senha do Q-Acadêmico, SUAP, Wifi, etc).

As informações  sobre o e-mail para alunos do IFG podem ser consultadas na página da Diretoria de Tecnologia de Informação do IFG.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.