Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia recebe equipamentos doados pelo IBGE
Patrimônio

Câmpus Goiânia recebe equipamentos doados pelo IBGE

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2017, 12h49 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 17h09

Após a assinatura do termo, a entrega dos equipamentos será realizada na sede do IBGE em data a ser agendada

Durante reunião realizada na sala da Diretoria Geral do Câmpus Goiânia, foi assinado o termo de doação de equipamentos do IBGE para o Câmpus Goiânia.

A direção-geral do Câmpus Goiânia assinou hoje, 30, termo de recebimento de equipamentos doados pela unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Goiás. Durante reunião, o diretor-geral do Câmpus Goiânia, Alexandre da Silva Duarte, e o chefe da unidade do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, assinaram o termo de doação para oficializar a transferência de equipamentos, que serão utilizados para atividades do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura no câmpus.

Foram doados pelo IBGE níveis topográficos e mira-falante, instrumentos próprios para levantamentos de áreas. Participaram também da cerimônia de assinatura da doação o diretor de Administração do Câmpus Goiânia, Paulo Cézar Pereira; o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Domingos Sávio de Queiroz; os professores das disciplinas de Geociências e Geodésia, Nilton Ricetti Xavier de Nazareno e Marcelo Rodrigues de Sousa, e o servidor da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do câmpus, Fernando Augusto Messias. Representando o IBGE em Goiás, estiveram presentes na reunião a gerente de recursos materiais, Maria Luiza Rosa Ludegero; o tecnologista Daniel Ribeiro de Oliveira; e o supervisor de licitação e contratos, Hugo Leonnardo Gomides do Couto.

Após a assinatura do termo de doação, será agendada uma data para entrega oficial dos equipamentos, que ocorrerá na sede do IBGE. Além da doação dos equipamentos, a reunião teve por objetivo dialogar sobre a proposição de uma parceria entre o IFG - Câmpus Goiânia e o IBGE em Goiás.

Futura parceria
Para o coordenador do curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Domingos Sávio de Queiroz, uma parceria entre as duas instituições beneficiaria o corpo docente e discente do curso. “Essa aproximação é importante. Hoje nós somos o único curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura oferecido numa instituição de ensino pública no Centro-Oeste. Esse envolvimento contribuiria com os alunos e docentes das Engenharias a terem acesso a dados para pesquisas e até conhecer de perto equipamentos, como o Gravímetro – instrumento que se mede a aceleração da gravidade -, que não possuímos e é de alto custo”, ressalta o professor Domingos Sávio de Queiroz.

O chefe da unidade do IBGE em Goiás, Edson Roberto Vieira, destacou a necessidade de haver uma maior aproximação entre a academia e os técnicos do IBGE. Segundo ele, com o estabelecimento dessa parceira, o IBGE poderia receber alunos do IFG para participarem dos trabalhos de campo realizados pelo Instituto.

Ao final da reunião, ficou acordado, como encaminhamento, a formalização de uma proposta de parceria entre IFG e IBGE, que necessita ainda ser oficializada.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.