Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CAE promove projetos de acolhimento e escuta a alunos e servidores do Câmpus Goiânia
BEM-ESTAR

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 12h34 | Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 10h03

São dois projetos voltados à comunidade acadêmica: Plantão Psicológico e Rodas de Conversas: vida na pandemia

A equipe de Psicologia da Coordenação de Assistência Estudantil (CAE) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) promove, a partir deste mês de setembro, projetos que visam proporcionar acolhimento e escuta a estudantes e servidores da unidade nesse período de isolamento social e retomada das atividades acadêmicas por meio remoto. São duas ações: o Plantão Psicológico e o projeto Rodas de Conversas: Vida na Pandemia. Vale destacar que as atividades são de iniciativa da exclusiva da CAE e não integram às ações adotadas durante a pandemia de covid-19.

Segundo a psicóloga da CAE, Cíntia Campos, o Plantão Psicológico tem o intuito de desenvolver intervenções psicossociais, contribuindo com a comunidade acadêmica nos debates e reflexões sobre os processos educativos no contexto de pandemia de Covid-19. “Entendemos que esse é um momento delicado, em que as vulnerabilidades se acirram e o cuidado torna-se ainda mais urgente. Assim, a partir do mês de setembro será desenvolvido este projeto, que é uma oportunidade de escuta ativa dos estudantes, professores e demais servidores que se interessarem”, afirma.

Com isso, o plantão proporcionará um espaço de acolhimento, escuta ativa, compartilhamento de experiências e reflexões por meio de espaços individuais. Contudo, a psicóloga destaca que o plantão é diferente de uma psicoterapia, “pois esta é contínua e o plantão é breve e pontual”. Para participar, o servidor ou aluno deve se inscrever previamente no link https://forms.gle/haW86jz3pZQToNNd7 , utilizando o e-mail institucional. O atendimento será realizado via Google Meet.

Ao se inscrever, o interessado deve escolher dia e horário disponíveis no formulário de inscrição. Caso ocorra necessidade de outro atendimento posterior, é preciso realizar uma nova inscrição e aguardar a fila de espera.

Durante os atendimentos, a psicóloga recomenda que o servidor ou aluno procure um lugar reservado em casa e faça o uso de fones de ouvido, para garantir o sigilo da prática psicológica.

Rodas de conversas

A partir desta quarta-feira, 16 de setembro, a equipe de psicologia da CAE inicia o projeto Rodas de Conversas: vida na pandemia. A atividade é voltada a estudantes dos cursos ofertados pelo Câmpus Goiânia: técnicos integrados ao ensino médio, EJA, técnicos subsequentes e graduações. O objetivo é proporcionar um espaço de acolhimento e compartilhamento de experiências neste momento de estabelecimento de novas rotinas devido à pandemia de Covid-19, dentre elas o ensino remoto emergencial no IFG.

As rodas de conversas serão realizadas quinzenalmente, às quartas-feiras, pelo Google Meet, das 15h às 16h30. São ofertadas 40 vagas e os interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/bPyFWd4RKoZWkg7p9

Nesta primeira edição, o tema abordado será “Minhas aulas começaram, e agora? Como estudar na pandemia?”. Também serão tratadas temáticas que envolvem relacionamento com os familiares durante a pandemia, tecnologias, educação e saúde mental.

A equipe de psicologia da CAE é composta pela psicóloga Cintia Campos e pelas estagiária: Marina, Rebeca, Lidiane e Vitória. O contato pode ser estabelecido pelo e-mail cae.psi.ifg@gmail.com .

Plantão Psicológico CAE
Inscrições e agendamentos: https://forms.gle/haW86jz3pZQToNNd7
Público-alvo: alunos e servidores do Câmpus Goiânia
Local: Google Meet