Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFG Aparecida de Goiânia apresentam espetáculo de dança contemporânea no Teatro do IFG
Dança

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 15h33 | Última atualização em Segunda, 10 de Abril de 2017, 17h09

Espetáculo AdoleSendo será apresentado no Teatro do Câmpus Goiânia, no dia 6/04, com entrada franca

O espetáculo, que aborda questões referentes à adolescência, ocorre nesta quinta, 6, no Teatro do IFG - Câmpus Goiânia.

Na próxima quinta-feira, 06/04, às 20h, uma turma de 21 estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia apresenta o espetáculo de dança contemporânea “AdoleSendo”, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro – próximo ao Mutirama). A apresentação é gratuita e conta com o apoio do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia e da Giro 8 Cia. De Dança.

O projeto Corpo Composto foi criado com o intuito de oferecer espaço de protagonismo pra esses jovens, por meio das artes cênicas, em especial, da dança. Segundo as coordenadoras do trabalho, professoras Giovana Consorte e Rousejanny Ferreira, esse é um projeto de pesquisa do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia, que tem como prioridade valorizar o potencial criativo dos estudantes, através de aulas regulares de dança e de práticas corporais. Giovana comenta: “O que buscamos é desenvolvimento de diferentes possibilidades de movimento, com a proposição de novos olhares para esse corpo que se move”. Rousejanny, que também é coordenadora da Licenciatura no câmpus Aparecida de Goiânia, complementa: “A prática da dança no Ensino Médio é uma oportunidade de acesso e de aprofundamento na arte. Os estudantes se enriquecem culturalmente, não apenas na dança, mas também em outras linguagens artísticas”.

AdoleSendo
O trabalho artístico foi pensado para dialogar principalmente com adolescentes, como uma forma desse público se identificar, cenicamente, com questões comuns ao seu cotidiano. Em cena serão vistas relações construídas dentro e fora da sala de aula, os condicionamentos e afeições na constituição da adolescência. Elementos que formam expectativas de uma fase de decisões intensas na vida estudantil. O espetáculo traduz a ideia de compartilhar pesquisas de dança feitas na e sobre a escola apontando-a como um espaço de representatividade.

Sendo Protagonista

"Eu acredito que essa seja uma das coisas mais bonitas que a dança proporciona, a conexão silenciosa que se estabelece entre todos. Somos muitos, mas também somos um só". (Mikaelly Lima, integrante do Corpo Composto)

Quando os jovens que integram o elenco são questionados sobre suas razões de fazer parte de um projeto como este, ouvimos depoimentos como o de Victor Bringel, que diz: "A dança é uma forma de se acalmar, é a maneira de se divertir conhecendo você mesmo". Já Caroline, derrete-se ao falar de si mesma: "Eu amo a experiência, porque é tão bom quando você, tá dançando, parece que todos os seus problemas somem e você é só aqui, que você só nasceu para aquilo".

Verticalidades
Os jovens do Corpo Composto têm idade entre 14 e 20 anos, e com exceção de uma aluna do curso superior em dança, todos os demais são estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFG Aparecida de Goiânia, estudando em tempo integral na escola. As disciplinas de artes (música, dança, teatro, artes visuais) fazem parte do currículo dos cursos de Ensino Médio, que nesta unidade do Instituto formam técnicos em Agroindústria, Edificações e Química. O câmpus Aparecida oferece também três cursos superiores, entre eles, a Licenciatura em Dança, que abriu suas portas em setembro de 2013. Já há casos de alunos egressos do Ensino Médio que ingressaram neste curso superior.

Ficha técnica Corpo Composto:
Direção: Giovana Consorte e Rousejanny Ferreira. Elenco: Amanda de Araújo; Anna Clara de Oliveira; Bruna Resende; Caroline Freitas; Davy Caetano; Igor Chaves; Isabela Alves; Izabela Alkmim; João Victor Oliveira; Larissa Pascoal (Bolsista); Larisse Mestre; Lucas Amaral; Lucas Souza Nóbrega; Mikaelly de Souza; Odilon Neto; Pâmella Silva; Rafaela Pereira; Rita Almeida; Vitor Gabriel Miranda; Victor Bringel de Sousa; Yuri Martins. Conceçpção de figurino: Dânia Soldera. Desenho de luz: Milton Santos; Fotografia: Amanda Pascoal; Arte: Ana Paula Mota; Apoio: Welerson Alves; Milton Santos; Lílian Evylen Gomes da Cruz; João Pedro Monteiro Barbosa; Valeska Ramalho Arruda Machado.

SERVIÇO:
Espetáculo de dança contemporânea “AdoleSendo” – Grupo Corpo Composto – IFG Aparecida de Goiânia
Data: 06 de abril de 2017 – horário: 20h
Local: Teatro IFG Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro – próximo ao Mutirama)
Ingressos: Gratuitos
Mais informações pelo Facebook: @IFGAparecida.
www.ifg.edu.br/aparecida
Assessoria de imprensa: Ana Paula Mota / Regina Magnabosco
cs.ifg.aparecida@gmail.com/ ccs.aparecida@ifg.edu.br
(62) 3507 5967 / (62) 99941 – 5464 (Whats App) / (62) 98116-5341

Coordenação de Comunicação Social IFG/Câmpus Aparecida de Goiânia.