Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas no I Ciclo de Debates Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate
Extensão

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 14h07 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 08h24

Podem se inscrever pessoas das comunidades interna e externa ao Câmpus Goiânia do IFG

Com o objetivo de promover um espaço de reflexão crítica acerca da identidade racial e do racismo no contexto brasileiro, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebe inscrições no I Ciclo de Debates do projeto de extensão Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate. Podem se inscrever no projeto pessoas das comunidades interna e externa ao Câmpus Goiânia do IFG.

O novo projeto de extensão articula-se com a pesquisa de doutorado de título: "(Re)construindo a identidade racial no espaço escolar", desenvolvida pela professora do Câmpus Goiânia do IFG e coordenadora do projeto, Camila Leopoldina Batista dos Santos. A docente realiza a pesquisa de doutorado junto à Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo o IFG como instituição coparticipante.

O projeto de extensão estava planejado para ocorrer de forma presencial, mas, devido à pandemia de Covid-19, a atividade foi reformulada para o formato de ciclos que ocorrerão virtualmente. O primeiro ciclo de debates do projeto será realizado de 10 de novembro a 1º de dezembro de 2020.

Não há limite de vagas para participar, basta que o candidato tenha interesse na temática. O único pré-requisito é ter acima de 16 anos. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo formulário eletrônico.

Programação
Na programação do I Ciclo de Debates, estão programados encontros online nas seguintes datas: 10 de novembro, às 14 horas, com primeiro encontro de apresentação do projeto. No dia 17 de novembro, às 19 horas, será realizado o debate: “Narrativas de experiência pessoal sobre raça e racismo”, com a professora e coordenadora do projeto, Camila Leopoldina Batista dos Santos. No dia 24 de novembro, às 19 horas, o debate da vez terá como tema: “Mestiçagem no Brasil – corporeidades em debate”, com a participação da professora do Câmpus Goiânia do IFG, Janira Sodré. No dia 1º de dezembro, às 19 horas, haverá o debate “Literatura negra e (re)ssignificação da identidade negra”, com a participação da professora do Câmpus Goiânia do IFG, Luciene Almeida.

Os participantes receberão certificados de até 42 horas, a depender da frequência nas atividades propostas. Além dessa programação, a proposta do projeto é de que novos ciclos de debates sejam programados para o primeiro semestre de 2021. A cada ciclo, haverá novas inscrições para participantes, segundo a coordenadora do projeto.

Serviço
Projeto de extensão: I Ciclo de Debates Identidade Racial e Racismo no Brasil: corporeidades em debate
Público-alvo: Pessoas das comunidades interna e externa ao Câmpus Goiânia IFG.
Pré-requisito de participação: Ter mais de 16 anos.
Inscrições pelo formulário eletrônico: https://forms.gle/HhzRqaqBrzr6fEHG6
Programação:
10/11/ 2020 - 14h - Encontro online de inscrição e apresentação do projeto.
17/11/ 2020- 19h - Debate com a professora Camila Leopoldina: "Narrativas de experiência pessoal sobre raça e racismo".
24/11/ 2020 - 19h - Debate com professora Janira Sodré: "Mestiçagem no Brasil: corporeidades em debate".
01/12/ 2020- 19h - Debate com professora Luciene Almeida: "Literatura negra e (re)ssignificação da identidade negra".

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.