Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG lança campanha informativa sobre avaliação e correição
Início do conteúdo da página
Informação

IFG lança campanha informativa sobre avaliação e correição

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2020, 16h54 | Última atualização em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 17h00

Peças de divulgação serão postadas às segundas, quartas e sextas-feiras

Campanha informativa sobre avaliação e correição
Campanha informativa sobre avaliação e correição

O Instituto Federal de Goiás (IFG) lança hoje, 4, a Campanha Institucional de Avaliação e Correição. Serão divulgadas peças informativas e educativas nas redes sociais da Instituição (Facebook, Instagram e Twitter) sobre a importância, os objetivos, as ações de prevenção realizadas pela coordenação dessa área. Ao todo, serão 16 publicações, a serem postadas três vezes por semana. A campanha foi elaborada pela Diretoria de Comunicação Social em conjunto com a Coordenação de Avaliação e Correição (CAC).

“A iniciativa tem por objetivo chamar a atenção dos servidores para assuntos relacionados à prevenção de situações conflituosas ou com infrações, que possam gerar a necessidade de apuração disciplinar e aplicação de penalidades” em âmbito institucional, afirma o pedagogo da CAC, Thiago Wedson. O pedagogo ressalta, ainda, que é importante realizar a campanha para que as pessoas conheçam a temática, as etapas de um processo administrativo, por exemplo, e o fluxo no IFG.

A ideia da campanha também é desmistificar o caráter apenas punitivo em torno dessa temática de correição e avaliação. De acordo com Thiago, “Não são só processos, acusação, punição”, a coordenação também atua em atividades de prevenção, conscientização e apuração de irregularidades administrativas. O objetivo é que os Processos Administrativos Disciplinares (PAD) possam diminuir com a conscientização dos servidores. Neles, estão envolvidos diversos fatores, como os recursos públicos despendidos em cada processo, o deslocamento de servidores para atuar em comissões, uso de equipamentos, publicações e outros. Além disso, os fatores como “desgaste emocional dos envolvidos, por um longo período, já que em média um processo disciplinar no IFG percorre 1082 dias, da instauração à conclusão, ou mais a depender da gravidade do caso”, conclui. A preocupação em realizar a campanha e, consequentemente, reduzir os PADs no IFG, veio à tona pois são mais de 20 processos ativos atualmente, nos câmpus e na Reitoria, informa Thiago.

Acompanhamento

A Coordenação de Avaliação e Correição está ligada diretamente ao Gabinete do Reitor. É o setor responsável pelo acompanhamento dos PADs, das sindicâncias (SIs) e apuração de irregularidades funcionais. Segundo a Chefe de Gabinete Claudia Beatriz Carrião Alves, esse acompanhamento se dá desde o recebimento dos documentos e a avaliação para identificar se, de fato, o material apresentado é capaz de sustentar a abertura do processo.

“A Coordenação de Avaliação e Correição tem participado de reuniões e formações ofertadas pela Controladoria Geral da União e vem buscando implantar práticas que possam melhorar o andamento dos trabalhos de apuração, apesar das dificuldades encontradas, como a atual estrutura da coordenação e as dificuldades em convocar servidores para atuação nos processos”, afirma Claudia.

Para mais informações sobre avalição e correição, acesse a página da coordenação (ifg.edu.br/cac).

Acesse o primeiro post da campanha, publicado nas redes sociais do IFG: FacebookInstagramTwitter.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

 

Fim do conteúdo da página