Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento virtual destaca a importância do pórtico do Câmpus Goiânia como patrimônio Art Déco
Evento

Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 12h44 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 08h28

O evento transmitido pelo YouTube antecipou a celebração que marcará o ato de entrega das obras de restauração do pórtico do câmpus

O evento foi transmitido virtualmente na manhã desta sexta-feira, 04/12, pelo canal do IFG Câmpus Goiânia no YouTube

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na manhã desta sexta-feira, 4 de dezembro, evento virtual “História, Patrimônio e Preservação: a importância do pórtico do IFG Câmpus Goiânia”, que foi transmitido pelo canal do câmpus no YouTube. O evento antecipou a celebração do ato de entrega das obras de restauração do pórtico do câmpus, que ocorrerá na próxima segunda-feira, 7 de dezembro. O pórtico, localizado no Câmpus Goiânia do IFG, é um patrimônio que compõe acervo arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia.

Veja aqui a gravação do evento virtual “ História, Patrimônio e Preservação: a importância do pórtico do IFG Câmpus Goiânia”

No evento virtual, a arquiteta argentina e presidente da Associação Art Déco Argentina (AdbA), Adriana Piastrellini, apresentou exemplos de restauração de monumentos Art Déco e discutiu sobre esse estilo arquitetônico e urbanístico.

Após a apresentação da arquiteta convidada, a diretora do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães, contou um pouco da história da instituição e detalhou os desafios, como a busca para parcerias e investimentos, para que a sua gestão conseguisse viabilizar o projeto de restauração do pórtico do Câmpus Goiânia do IFG. O monumento estava interditado há alguns anos devido às más condições estruturais em que se encontrava a edificação construída nos anos de 1940.

Em sua fala, a diretora-geral Maria de Lourdes Magalhães destacou que a reinauguração do pórtico é uma oportunidade para que a sociedade conheça um pouco da história da instituição. “ A inauguração vai ser tão importante para trazer um pouquinho dessa história e para lembrar da importância que teve a Escola de Aprendizes e Artífices, a Escola Técnica de Goiânia, a Escola Técnica Federal de Goiás e o Cefet e que,  agora, o IFG Câmpus Goiânia tem essa importância para nossa cidade e para o nosso estado”.

O restauro do pórtico era para ter iniciado em março de 2020, porém, devido à pandemia de Covid-19, as obras começaram em agosto. O projeto de restauração foi financiado com recursos públicos estaduais oriundos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás mantido pelo Governo do Estado de Goiás. No total, a obra foi contemplada com investimentos no valor de R$ 500 mil, sendo a restauração executada pela empresa Elysium Sociedade Cultural.

Ainda no evento virtual desta sexta-feira, o professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e diretor da Elysium Sociedade Cultural, Wolney Nunes, falou sobre o estilo Art Déco e apresentou alguns monumentos tombados em Goiânia como patrimônio Art Déco. O professor Wolney Nunes destacou o projeto arquitetônico do pórtico do IFG, que foi concebido pelo arquiteto e antigo professor da instituição, Jorge Félix de Souza, que dá nome à biblioteca do Câmpus Goiânia do IFG.

Segundo o professor Wolney Nunes, a restauração do pórtico foi uma oportunidade de se investigar e conhecer mais sobre os projetos arquitetônicos elaborados pelo arquiteto Jorge Félix de Souza nos anos de 1940 em Goiânia. Para Wolney, Jorge Félix de Souza é uma figura instigante e que conseguiu brilhantemente unir arte e técnica criando grandes obras, a exemplo do pórtico.

Patrimônio
O pórtico do IFG foi construído em 1942 e trata-se de um símbolo que marcou a entrada do público à Exposição Cultural e Produtos Econômicos do Estado de Goiás, durante as festividades do Batismo Cultural de Goiânia, que ocorreu em 5 de julho de 1942 e lançou nacionalmente a nova capital do estado de Goiás nos anos de 1940.

O pórtico integra as edificações do Câmpus Goiânia do IFG que foram tombadas pelo Governo do Estado de Goiás, a cargo da Fundação Cultural Pedro Ludovico Teixeira, como um dos 24 bens culturais materiais de Goiânia, conforme Decreto nº 4.943, de 31 de agosto de 1998. Além disso, o monumento também é tombado pelo Iphan - Portaria nº 507, em 2003, como patrimônio arquitetônico e urbanístico Art Déco de Goiânia, assim como o  Teatro do IFG e as áreas integrantes dos blocos de salas 100 e 200 no câmpus.

Leia mais sobre o pórtico do Câmpus Goiânia do IFG:

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.