Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia abre inscrições para estudantes atuarem em projeto de extensão

Câmpus Goiânia abre inscrições para estudantes atuarem em projeto de extensão

Publicado: Quinta, 11 de Novembro de 2021, 15h10 | Última atualização em Sexta, 26 de Novembro de 2021, 11h33

Candidatos contemplados vão receber bolsas no valor de R$ 400 por 12 meses

Estudantes do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) que estejam matriculados a partir do segundo período dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica podem se inscrever para participar da seleção de bolsista do projeto de extensão Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida. São duas vagas disponíveis e o valor mensal, a ser pago por um período de 12 meses aos selecionados, é de R$ 400. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de novembro, na página Extensão do Câmpus Goiânia, clicando em Editais de Bolsistas.

O projeto Copa Scratch visa estimular o interesse de alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental de escolas públicas das redes estadual e municipal de ensino para o pensamento computacional a partir de oficinas de programação para criação de jogos e animes com o uso da ferramenta Scratch e metodologias ativas. A ideia é demonstrar aos discentes que a programação se relaciona com diversas áreas do conhecimento e pode fazer parte da realidade de cada um que estiver envolvido no projeto. A ação de extensão é do Câmpus Goiânia, coordenada pelo professor e coordenador de Pesquisa e Inovação da Instituição, Carlos Roberto da Silveira Junior.

Os bolsistas selecionados vão atuar no projeto no turno vespertino como monitores, tendo como responsabilidade a criação de recursos didáticos e monitorar atividades nas escolas atendidas, sendo também um facilitador do aprendizado, em sintonia com as orientações do coordenador e definições do projeto.

Para se inscrever e concorrer às bolsas é preciso estar matriculado a partir do segundo período dos cursos citados e ter disponibilidade de 20 horas semanais, no período vespertino, para a jornada de atividades compreendidas pela ação de extensão. No ato da inscrição, os estudantes deverão anexar os seguintes documentos: cópia legível e atualizada do histórico escolar (emitido pela Coordenação de Recursos Acadêmicos e Escolares - Corae ou pela plataforma Q-Acadêmico); tabela de pontuação curricular (Anexo II do edital) em formato .PDF, bem como certificados, declarações e outros documentos comprobatórios para tal pontuação.

A seleção será realizada levando em consideração o coeficiente de rendimento (30 pontos), análise curricular (30 pontos) e a realização de entrevista (40 pontos). De acordo com o edital, apenas os 10 primeiros classificados na somatória de pontos obtidos pela verificação do rendimento acadêmico e pela análise curricular serão convocados para a entrevista, que será realizada no dia 25 de novembro, por meio de plataforma virtual.

A divulgação das inscrições homologadas será realizada na página de Extensão, em Editais de Bolsistas, no dia 22 de novembro, e o prazo para recursos será no dia 23 de novembro. No dia 24 de novembro serão publicados o resultado das inscrições homologadas e a convocação para a entrevista. O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 26 de novembro, com prazo para recurso nos dias 27 e 28 de novembro. O resultado final será o resultado final no dia 29 de novembro.

Confira mais informações na página de Editais de Bolsista, em Extensão.

Faça sua inscrição.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG