Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia começa a receber estudantes presencialmente na Semana de Integração e Acolhimento
RETORNO PRESENCIAL

Publicado: Quarta, 09 de Março de 2022, 17h27 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 10h47

Retorno gradual iniciou nesta quarta-feira, 9 de março. Aulas presenciais para todos os estudantes começam na segunda-feira, 14

Atividades presenciais começam para alunos ingressantes durante a Semana de Integração e Acolhimento

Após dois anos sem receber alunos e servidores devido às medidas preventivas para conter o contágio da Covid-19, nesta quarta-feira, 9 de março, a comunidade acadêmica começou a reocupar o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Isso porque iniciaram hoje as atividades presenciais da Semana de Integração e Acolhimento do câmpus. O evento tem o objetivo de receber estudantes, principalmente ingressantes e aqueles que entraram na Instituição ainda no período de ensino remoto e não tiveram contato com o câmpus até o momento.

Esse é o caso do Jonatan Natan, que foi aprovado para o curso de Licenciatura em Letras - Português do Câmpus Goiânia no segundo semestre de 2021. Ele não conhecia a Instituição pessoalmente, mesmo tendo feito um período inteiro pelo sistema de ensino remoto. “O presencial vai ser melhor porque você aprende mais. Não que não me dedicava mais no remoto, mas no presencial você tem um feeling maior com o professor, com a faculdade, tem acesso à biblioteca. Não que o lado remoto foi ruim para mim, me habituei muito bem mesmo”, afirma.

Jonatan Natan ingressou em 2021/2 e é a primeira vez que vem presencialmente ao Câmpus Goiânia

Mesmo com atividades focadas nos discentes ingressantes e veteranos que ainda não conheciam o câmpus, alguns coordenadores de curso, no período vespertino, aproveitaram o momento para realizar atividades também com veteranos, como a turma de TCC 1 da Licenciatura em História, na qual Eliezer Nascimento está matriculado.

Ele já conhecia a rotina do Câmpus Goiânia antes da ruptura imposta pela pandemia. “É muito estranho. Antes tinha o pessoal do ensino médio (técnico integrado ao ensino médio) fazendo sarau, você tinha o chorinho com o pessoal da (Licenciatura) Música. Agora é diferente, tem novas regras, então vamos ter que nos adequar a isso”, desabafa.

Ao contrário de Jonatan, Eliezer conta que não teve uma experiência muito positiva com o ensino remoto e admite que quase trancou o curso, mas desistiu da ideia por conta do apoio dos colegas e da sua orientadora, a professora Dianina Rabelo.

Eliezer volta ao câmpus ainda com as lembranças da vida antes da pandemia: Instituição movimentada, com atrações culturais e contato entre os alunos

Apesar da empolgação típica dos estudantes que estão entrando agora - e tendo contato com a Instituição pela primeira vez - bem como dos veteranos que vão retornar em sua totalidade na próxima segunda-feira, dia 14 de março, um receio é comum: o medo do contágio de Covid -19. Por esse motivo, o Câmpus Goiânia retoma suas atividades com protocolos de biossegurança para manter a comunidade acadêmica em segurança, como preservação do distanciamento social, obrigatoriedade do uso de máscara, entre outras medidas que podem ser acessadas na Portaria nº 2.096/2022.

Programação

A Semana de Integração e Acolhimento do Câmpus Goiânia iniciou no dia 7 de março com a reunião de acolhimento virtual. No dia 8 de março, houve palestra sobre os desafios do retorno presencial com a psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor, Rose Helen Shimabuku. A atividade foi destinada aos discentes e transmitida pelo canal no Youtube IFG Câmpus Goiânia Eventos.

Nesta quarta, 9, pelo período da manhã, o Câmpus recebeu estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio para participarem da ação Conhecendo o IFG e treinamento para uso da biblioteca.

Movimentação dos estudantes no pátio do câmpus no período matutino

No período vespertino, coordenadores dos cursos de licenciatura ofertados pela unidade também promoveram atividades com o intuito de recepcionar os discentes ingressantes e passar informações importantes sobre os cursos e programas ofertados pela Instituição.

Hoje à noite também haverá Conhecendo o IFG e treinamento para uso da biblioteca para discentes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na modalidade educação de jovens e adultos.

Amanhã, dia 10 de março, continuam as ações do Conhecendo o IFG e treinamento para biblioteca para alunos dos cursos técnicos integrados (período matutino), licenciaturas (período vespertino) e das graduações e técnicos integrados na modalidade educação de jovens e adultos (EJA).

Confira a programação completa aqui.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.