Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sessão solene marca instalação do Mestrado Acadêmico em Educação do Câmpus Goiânia
PÓS-GRADUAÇÃO

Publicado: Quinta, 17 de Março de 2022, 18h06 | Última atualização em Terça, 29 de Março de 2022, 10h47

Evento reuniu docentes que participaram do projeto de criação do curso

Solenidade foi momento de comemoração entre o corpo docente do mestrado e gestores na área de pós-graduação do IFG

Ocorreu nesta quarta-feira, 16 de março, a sessão solene de instalação do Programa de Pós-Graduação em Educação do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento foi realizado on-line, com transmissão pelo canal no Youtube da EaD da instituição. Estiveram presentes docentes e estudantes do mestrado, além de gestores do Instituto.

Logo na abertura da solenidade, o professor Júlio Vann realizou uma apresentação cultural. Em seguida, a coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação do IFG, Joana Peixoto, lembrou toda a trajetória para que o mestrado fosse instaurado. Ela citou principalmente a Lei 11.892 de 2008 que instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que criou os Institutos Federais e sua responsabilidade em promover e fomentar a educação no país.

Essa Lei, como lembrou a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, equiparou os Institutos Federais às Universidades Federais, dando um importante passo na verticalização da educação nesses espaços, o que culmina na criação de cursos de graduação e pós-graduação. “Isso que difere nossa instituição das universidades, poder ter no mesmo espaço, no mesmo lugar a educação básica dialogando com a educação profissional e tecnológica até a pós-graduação”, completou.

De acordo com a professora Joana Peixoto, houve tentativa de aprovar a criação do mestrado acadêmico em Educação do Câmpus Goiânia em 2012, 2018 e 2019. Enfim, a instituição recebe a primeira turma do curso, após realização de processo seletivo iniciado em agosto de 2021. Foram ofertadas 15 vagas para candidatos portadores de diploma de graduação. A seleção foi realizada por meio de análise da documentação e homologação das inscrições; avaliação do pré-projeto; entrevista; prova de arguição oral sobre o pré-projeto de pesquisa e avaliação do currículo lattes.

O programa de pós-graduação stricto sensu trabalha as seguintes linhas de pesquisa: Trabalho, Políticas e Formação de Professores e Teorias educacionais e práticas pedagógicas.

Para Joana Peixoto, a sessão representa um momento histórico para o IFG. Isso porque o curso soma aos outros três mestrados acadêmicos na área de Educação ofertado pela Rede Federal e é o sexto, quando se inclui os programas de mestrado profissional. "Em Goiás, são sete programas em Educação e três são do IFG. Somos parte desse seleto grupo”, comemora.

Dentre os participantes da solenidade estiveram presentes a gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do Câmpus Goiânia, professora Fabiane Costa Oliveira; o professor Wanderley Azevedo de Brito, diretor de pós-graduação do IFG; a professora Thaís Amaral e Sousa, pró-reitora de pesquisa e pós-graduação do IFG; a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon e a professora convidada da Universidade Federal de Goiás (UFG), Míriam Fábia.

A aula inaugural do Mestrado Acadêmico em Educação do Câmpus Goiânia ocorre no próximo dia 18 de março, com a palestra do professor, autor e pesquisador, Gaudêncio Frigotto. O evento será transmitido também pelo canal no Youtube EaD IFG Oficial a partir das 10 horas, acesse pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=pzmWwAxAuhA . A solenidade de instalação do programa está disponível também no canal EaD IFG Oficial.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.