Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Goiânia recebe Primeira Semana do Choro

Câmpus Goiânia recebe Primeira Semana do Choro

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 18h12 | Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 15h43

Evento será realizado até dia 29 com várias atividades para estudantes da área de música. Comunidade poderá participar de shows abertos

Evento conta com atividades ofertadas a estudantes da área de Música do Câmpus Goiânia

Nesta segunda-feira, 25 de abril, iniciaram as atividades da Primeira Semana de Choro no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento é realizado em parceria com a Polícia Militar do Estado de Goiás e ocorre no câmpus, na Academia da PMGO, na Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás, Sesc Cidadania e no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

No Câmpus Goiânia, as atividades iniciaram às 15 horas com duas masterclasses: uma de interpretação musical, com Marcos Flávio, e outra sobre regência, com Everton Luís. As oficinas reuniram principalmente estudantes do curso de Licenciatura em Música da Instituição.

Para o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Lamartine Silva Tavares, o evento é importante para a comunidade acadêmica especialmente por compor o Programa de Recuperação de Aprendizagens, que visa retomar e intensificar conteúdos teóricos e práticos após o período de ensino remoto adotado pela instituição, durante o período de isolamento e distanciamento social, provocado pela pandemia de Covid-19.

De acordo com o docente, os estudantes apresentaram um déficit em disciplinas de Instrumento Musical e outras que envolvem a parte prática. Com isso, o objetivo da Semana de Choro é oportunizar atividades de experiência musical para que os discentes recuperem o aprendizado. “Importante porque eles têm essa vivência e a oportunidade de ver e interagir com profissionais da música”, afirma Lamartine.

Programação

A semana tem como tema o Choro, gênero de música popular e instrumental que surgiu no Rio de Janeiro no século XIX. Segundo o professor Lamartine Tavares, é interessante ver a comunidade reunida e envolvida com o Chorinho que já foi muito marginalizado na história da música brasileira. “Hoje mesmo, durante a abertura do evento, você via pessoas da área da educação, músicos e militares em torno do pandeiro, dos instrumentos do Choro”, relata.

A programação do evento reúne oficinas, palestras, masterclasses e shows até o dia 29 de abril no Câmpus Goiânia, Academia da Polícia Militar de Goiás, Associação dos Subtenentes e Sargentos do Estado de Goiás, Sesc Cidadania e Centro Cultural Oscar Niemeyer.

No Câmpus, a comunidade externa poderá participar de atividades abertas ao público, como os shows de Marcos Flávio, do Sexteto CBMGO e Grupo PMMT, que vão ocorrer no Teatro do IFG; além das rodas de Choro, no pátio do Câmpus Goiânia.

Confira a programação completa da Primeira Semana do Choro.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.