Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Após 2 anos, Câmpus Goiânia retoma cerimônias de colação de grau
FORMATURA

Após 2 anos, Câmpus Goiânia retoma cerimônias de colação de grau

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2022, 15h14 | Última atualização em Segunda, 19 de Dezembro de 2022, 16h28

Solenidade simbólica reuniu egressos que colaram grau administrativamente durante ensino remoto adotado devido à pandemia de Covid-19

Evento contou com a presença de 87 egressos que não tiveram oportunidade de participar de solenidade, já que as cerimônias de colação de grau estavam suspensas por conta da pandemia

Na última sexta-feira, dia 15 de julho, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) retomou a realização das cerimônias de colação de grau. Essa edição foi simbólica e reuniu formandos que haviam colado grau de forma administrativa durante o período em que a Instituição adotou o ensino remoto emergencial, entre março de 2021 e fevereiro de 2022. A iniciativa de realizar o momento solene junto aos então egressos foi uma maneira de contemplá-los, uma vez que o caráter emergencial provocado pela pandemia impediu a festividade de forma presencial.

Participaram da cerimônia do dia 15 de julho 87 formandos dos seguintes cursos: licenciaturas em História, Física, Letras – Língua Portuguesa, Matemática e em Música; dos bacharelados em Engenharia Ambiental e Sanitária, Química, Turismo e do curso de Tecnologia em Química Agroindustrial. Eles concluíram seus cursos entre o segundo semestre de 2019 e o segundo semestre de 2021.

Viviane Andressa da Silva Bastos, do curso de Bacharelado em Química, resumiu o sentimento dos colegas que estavam presentes na cerimônia. “Depois de muitas lágrimas, alegria, muita garra, enfim, vencemos”. Pode até parecer um discurso comum de orador durante uma colação de grau. Contudo, Viviane trouxe a emoção do que foi ter concluído um curso superior em meio às incertezas e apreensões diante de uma pandemia que abalou a vida de muitos.

Viviane Andressa da Silva Bastos durante discurso como oradora das turmas

Para a diretora do Câmpus Goiânia, realizar essa cerimônia foi comemorar a resistência dos, agora, egressos e de seus amigos e familiares. “Que momento brilhante para todos nós. A nossa primeira colação de grau após o estabelecimento do ensino remoto emergencial. Sensações variadas afloram de vitória, perseverança, resistência, resiliência, força e até mesmo de sobrevivência, de estar vivo nesse cenário pandêmico”, comentou em seu discurso.

Para a reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon, os últimos dois anos foram intensos e únicos devido às dúvidas e receios que vieram com a pandemia de Covid-19. “Vivenciamos um contexto de muitas incertezas no Brasil, uma crise sócio-econômica-cultural-política e de saúde prolongada, uma onda generalizada de violências e corrupções. Vocês enfrentaram, todos nós enfrentamos uma nova forma, metodologia de estudar e ensinar. Tudo o que vocês e nós vivenciamos nesses últimos dois anos foi muito difícil e complexo, mas, com certeza, contribuiu positivamente na formação de cada um e cada uma”, disse aos profissionais que participaram da solenidade.

Entrega simbólica dos diplomas. Os formandos receberam a documentação entre 2020 e 2022 de forma administrativa, devido à pandemia

Em meio à emoção, o que predominou na solenidade foi a sensação de dever cumprido, de fechamento de um ciclo importante como é a conclusão de um curso superior. “Queridos formandos, vocês passam a fazer parte de um seleto grupo de brasileiros que, de acordo com dados censitários do IBGE, somente 18% da nossa população brasileira tem, pelo menos, um curso superior. Diferentemente do que tem sido dito, que o ensino universitário não deve ser para todos, nós do IFG, da Rede Federal e das demais universidades públicas entendemos que deve ser para todos e que temos é que ampliar o acesso, a permanência e o êxito e não restringir o acesso”, afirmou a diretora do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira.

Ana Luiza Duarte e Jhalles Leoni receberam a outorga de grau em nome das turmas

Cerimônia

Como os dados sobre infecção por Covid-19 ainda permanecem, o Câmpus Goiânia restringiu o número de convidados por formando, com o objetivo de evitar aglomerações. Cada participante pôde levar 10 pessoas, cujos nomes foram passados para a Coordenação de Assistência Estudantil do câmpus, que fez a conferência logo na entrada do Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás.

Receberam a outorga de grau em nome das turmas Ana Luiza Duarte de Abreu e Jhalles Leoni Cardoso Araújo, do Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária. Durante a entrega simbólica dos certificados, a formanda em Licenciatura em Letras, Raquel Sforni Mota, recebeu o canudo do seu pai e também professor da área de Mecânica do Câmpus Goiânia, Paulo Rosa Mota.

Professor do Câmpus Goiânia, Paulo Rosa Mota, e sua filha Raquel, da Licenciatura em Letras

Além da reitora do IFG e da diretora do Câmpus Goiânia, compuseram a mesa diretiva do evento os chefes de departamento das áreas acadêmicas 1 e 2, os professores Rafael Gonçalves Borges e Alexandre Silva Duarte.

No dia 22 de julho, será a vez dos egressos dos cursos de bacharelado em Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Transportes e Sistemas de Informação participarem da solenidade que ocorrerá às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardos Freua Bufáiçal da UFG.

Leidiane  Pereira Carlos, do Bacharelado em Turismo, durante juramento em nome das turmas.

Confira mais imagens da cerimônia realizada no dia 15 de julho.

Acesse o convite da cerimônia do dia 22 de julho. (Cada formando poderá levar até 10 convidados. Os nomes devem ser passados para a CAE).

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.