Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Integração e reflexão sobre valorização do serviço público são pauta da Semana do Servidor do Câmpus Goiânia
SERVIDOR

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2022, 13h03 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 07h27

Evento iniciou com palestra e momento de diálogo sobre os desafios da categoria e contará com atividades até dia 27 de outubro

Programação foi construída por servidores pensando em seus pares, com objetivo de promover integração

O Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) deu início à programação da Semana do Servidor. A programação contará com diversas atividades até quinta-feira, dia 27 de outubro, com o objetivo de promover a integração entre os servidores, bem como a reflexão e discussão sobre a valorização da classe. A abertura do evento foi realizada no Teatro do câmpus, com apresentação cultural do professor e servidor Felipe Valoz.

Em seguida, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, professora Adriana dos Reis Ferreira, deu boas-vindas aos servidores presentes e reforçou o planejamento coletivo das atividades comemorativas do Dia do Servidor, comemorado no dia 28 de outubro, mas que no Câmpus será festejado de hoje, 25, até quinta-feira, 27. “ Essa semana foi pensada de servidor para servidor, não só no sentido da gente comemorar nossa profissão, que é servir ao público, mas também para a gente refletir sobre as nossas condições de trabalho e as perspectivas para o futuro”, completou.

Após a fala da direção, foi realizada a palestra Reconfiguração do Estado e Servidores Públicos: Realidade e Perspectivas, com os servidores Walmir Barbosa e Fernando Messias, representando na ocasião o Sindicato dos Sindicato dos Trabalhadores em Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Goiás (Sintef-GO). Nessa atividade, o docente Walmir Barbosa contextualizou a história do serviço público no Brasil, desde a era Vargas, até os dias atuais, citando seus principais desafios pela luta do reconhecimento e valorização desses serviços perante a sociedade.

Servidores Fernando Messias e Walmir Barbosa durante palestra "Reconfiguração do Estado e Servidores Públicos"

O servidor Fernando Messias, da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia, abordou as perspectivas futuras a ser enfrentadas pela categoria dos servidores públicos, levando em consideração a Reforma Administrativa, o arrocho salarial, a Reforma da Previdência, entre outros.

Integração

Um dos objetivos do evento do Câmpus Goiânia é promover a integração e estreitar laços entre os servidores públicos da unidade. Pensando nisso, uma das atividades dessa manhã foi o Café com Servidores, promovido pelo Sintef-GO. Logo depois, os participantes puderam acompanhar as oficinas de artesanato e de confecção de sabonetes, conduzidas pelas servidoras Martha Helena de Moraes, Camila Pagano, Creonice Silva dos Santos e Waléria Rodovalho.

A programação da semana, nesta segunda-feira, ainda contou com feira de alimentos dos 80 anos do Câmpus Goiânia, com produtos feitos e expostos por estudantes da Instituição; além de feira de troca de livros, promovida pela coordenação da Biblioteca do câmpus.

Oficina de artesanato com servidoras do Câmpus Goiânia

Para o período vespertino haverá outro momento de troca de livro na Biblioteca do Câmpus Goiânia e o lançamento da Coleção Artífices, da Editora do IFG.

Confira a programação completa.

Além das atividades, a Coordenação de Comunicação Social do câmpus iniciou uma série de publicações que ficarão disponíveis nas redes sociais institucionais e no sistema de Tv Indoor com vários relatos dos servidores públicos da unidade sobre “o que é ser servidor público”. A campanha visa dar voz aos servidores, colhendo deles os pontos de vista sobre o que representa servir uma das áreas mais essenciais para o desenvolvimento social, que é a educação. Até quinta-feira, serão divulgados posts e vídeos pelo Instagram, Facebook, TwitterLinkedin e pelas tvs espalhadas pelo câmpus.

Organização

A Semana do Servidor do Câmpus Goiânia foi organizada por uma comissão de servidores da Coordenação de Assistência ao Servidor, Coordenação de Eventos, Coordenação de Comunicação Social, da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e dos Departamentos de Áreas Acadêmicas. O evento faz parte das ações da campanha de , que tem como objetivo promover ações voltadas ao bem-estar coletivo no ambiente educacional.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.