Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Desafio Pontes de Macarrão testa conhecimentos na área de Engenharia Civil

Desafio Pontes de Macarrão testa conhecimentos na área de Engenharia Civil

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 14h17 | Última atualização em Sexta, 23 de Dezembro de 2022, 10h01

Objetivo da competição é aplicar conceitos estudados nas disciplinas de Pontes e Obras de Arte e Planejamento e Gerenciamento de Obras

Quantidade exata de espaguetes para dar sustentação à cada parte da ponte é calculada pelo software FTOOL

Estudantes do curso de Engenharia Civil participaram nesta segunda-feira, 12 de dezembro, do desafio Pontes de Macarrão. A competição reuniu quatro grupos de no máximo três discentes que ficam responsáveis por projetar e desenvolver uma ponte utilizando espaguete nº 7. Suportando 8,3 quilos, a equipe vencedora foi composta pelos discentes Matheus Rodrigues Sá e Pablo Ferreira Campos. O objetivo da ação é construir estruturas capazes de resistir a uma carga máxima de 100 quilos. O desafio foi realizado no Laboratório de Materiais de Construção e contou com a participação de alunos e professores do curso.

Dentre as quatro equipes, três delas empataram no quesito peso suportado, todas com 8,3kg. O critério de desempate foi o peso da própria ponte. Com isso, o projeto desenvolvido por Matheus e Pablo despontou, pois tinha peso total de 630 gramas.

Ponte vencedora suportou carga de 8,3kg e sua estrutura tinha peso total de 630 gramas

A atividade de ensino faz parte da disciplina de Pontes e Obras de Arte e envolve a análise estrutural, construção e realização de ensaios de carga em uma ponte feita de macarrão e cola epóxi do tipo massa e do tipo resina. A competição possui um regulamento que estipula as seguintes regras para a construção dos projetos: possuir um comprimento total de 110 centímetros, largura entre 5 e 20 centímetros, altura máxima de 50 centímetros, peso máximo de 750 gramas e devem ser projetadas para suportar uma carga de 100 kg.

Conforme orientações constantes do regulamento, a ponte deverá resistir a uma carga inicial (mínima) de 5 kg, e, após, são aplicados incrementos sucessivos de carga. Apesar de terem sido dimensionadas para suportar 100 kg, a execução, que requer concentração e habilidade, acaba interferindo na carga que a ponte efetivamente suportará depois de ser construída. Aquela que suportar a maior carga pode-se inferir que corresponde ao projeto que teve melhor execução e planejamento. Ainda de acordo com o regulamento, a maior carga pode ser inferior a 100 kg ou superior a 100 kg.

Momento em que uma das pontes quebra com o peso da carga

Cada equipe definiu o tipo de ponte treliçada que seria adotada. Em seguida, utilizaram o software FTOOL para dimensioná-las. O programa auxilia a determinar a quantidade certa de espaguetes a serem utilizados em cada barra, o que possibilita a construção da ponte de macarrão. Nesse processo, os estudantes colocam em prática conhecimentos adquiridos não apenas na disciplina de Pontes e Obras de Arte, mas também em Planejamento e Gerenciamento de Obras, principalmente no que tange ao planejamento e à execução da ponte.

E por que utilizar o espaguete nº 7? Bem, o motivo é devido às suas características. Cada unidade desse tipo de macarrão possui diâmetro, área de seção transversal, comprimento, peso, momento de inércia e módulo de elasticidade bem definidos, o que facilita o cálculo do número total de fios em cada barra da ponte.

O desafio Pontes de Macarrão já foi realizado em outras ocasiões por estudantes dos cursos de Engenharia do Câmpus Goiânia. Confira imagens no álbum do Facebook intitulado Competições.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.